Educação

A sexta edição do cobiçado Prêmio Espantaxim revela lista de premiados

Prêmio voltado às crianças de 07 a 13 anos tem como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes pelo universo da leitura e escrita

A lista pode ser conferida no Site do Concurso

O VI Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim 2020/21, idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, anuncia os resultados finais da edição: um total de 246 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 13 anos, foram premiados por seus textos, enviados nos formatos mensagem, redação e poesia. A relação completa de nomes, escolas, cidades e Estados dos premiados pode ser consultada no Site do Concurso.

Esta edição foi lançada no princípio de 2020, porém com a pandemia do Covid-19 e o lockdown as escolas tiveram que se reorganizar e adaptar suas aulas e atividades para o formato remoto. Segundo Dulce Auriemo, os organizadores do Concurso, visando não prejudicar a participação das crianças e das escolas, tiveram que prorrogar as datas para a entrega dos trabalhos e a estenderam até 8 de dezembro de 2021. “A cada edição cresce a participação de escolas e crianças, mas com a pandemia o cenário era outro. Entretanto, apesar das dificuldades recebemos o surpreendente número de 3.300 trabalhos. A todos os premiados e participantes vale o incentivo para que continuem a fazer da leitura e escrita parte integrante do seu dia a dia”, afirma Dulce.


As obras contemplam 76 escolas públicas e privadas, de 42 cidades e 15 estados brasileiros. A VI Antologia do Prêmio Espantaxim 2020/21 contará com a publicação dos textos de 41 vencedores, os quais incluem 03 destaques — poesia, criatividade, originalidade e 205 selecionados. “Consideramos ‘vencedores’ todos os trabalhos que farão parte da VI Antologia, apesar de estarem divididos entre vencedores e selecionados. São 246 trabalhos escolhidos entre 3.300 recebidos”, explica Dulce.

Próximas etapas

Além de terem seus trabalhos publicados na VI Antologia – livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra dos pequenos escritores e, também, as versões digitadas, após uma revisão – os vencedores do Concurso recebem o Troféu Espantaxim, especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado aos pequenos escritores, e a coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim.

Na cerimônia de entrega do VI Prêmio Espantaxim todos os premiados, vencedores e selecionados, receberão três exemplares da VI Antologia e também o exclusivo boneco do personagem Espantaxim – mascote do Prêmio.

A cerimônia deverá ser realizada ainda em 2022, em São Paulo (SP), em data e local a serem definidos.

Fonte: Isys Helfenstein Remião