A Jabuticaba é a estrela da OPnº5 – Saison, da Linha OP de Cervejas Experimentais

Do quintal da Cervejaria Ouropretana vem a matéria prima para a nova OP nº5 – Saison Jabuticaba

Do quintal da Cervejaria Ouropretana vem a matéria prima para a nova OP nº5 – Saison Jabuticaba

Ao redor da fábrica da Cervejaria Ouropretana, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, há várias jabuticabeiras. A fruta, que é a cara do Brasil, merece até um festival no distrito, nos meses de novembro, para celebrar a temporada. E é com as jabuticabas do quintal que a Cervejaria Ouropretana produz seu mais novo lançamento: a OPnº5 – Saison Jabuticaba, pertencente à Linha OP de Cervejas Experimentais.

OPnº5 – Saison Jabuticaba é fermentada por seis meses em barris de madeira (Jequitibá Rosa e Carvalho Europeu), blendada e refermentada por mais três meses com jabuticabas colhidas na própria Cervejaria Ouropretana, em outubro de 2019. Foi envasada em maio de 2020, caracterizando uma cerveja de guarda.

No final, o perfil sensorial traz o aroma complexo da acidez da jabuticaba e brettanomyces. No paladar, sabores frutados e condimentados, que complementam um final ácido e seco.

O cervejeiro Leonardo Tropia chama a atenção para o perfil das cervejas da Linha OP, que possuem edição limitada, com destaque para a OPnº5 – Saison Jabuticaba. “A inovação dessa nova série da Linha OP vem da adição de frutas aqui da própria fábrica. O tempo de refermentação e o envase prolongados apuraram os aromas e sabores da jabuticaba na garrafa, finalizando em um produto com características ácidas, mas elegantes, pela adição do perfil da fruta, com seu dulçor e taninos”, explica.

OPnº5 – Saison Jabuticaba, envasa em garrafas de 750ml, é segunda da Linha OP de Cervejas Experimentais com adição de frutas. A OPnº4 – Saison, lançada em 2020, tem adição de maracujá e manga.

Linha OP de Cervejas Experimentais

A principal característica da Linha OP de Cervejas Experimentais é a fermentação mista. Diversos tipos de micro-organismos interagem para esta etapa do processo produtivo, fazendo com que a linha tenha sabores únicos. Além disso, a Linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana é fermentada em barris de madeira Jequitibá Rosa e Carvalho Europeu.

Essa forma especial e experimental de produzir nasceu de uma inquietação dos cervejeiros Leonardo Tropia e João Gusmão. Eles começaram a se questionar sobre a fermentação das cervejas e sobre o uso de barris de madeira. “A ideia foi se desenvolvendo, com grande inspiração na tradição belga, mas do nosso jeito”, explica João. Com a fermentação mista e o uso dos barris de madeira, o perfil sensorial da Linha OP de Cervejas Experimentais vai variar de lote em lote. João Gusmão assegura que o perfil também vai evoluir com o tempo.

A preocupação da Cervejaria Ouropretana com a Linha OP de Cervejas Experimentais reflete a busca por experiências que não são cotidianas, mesmo para os mais dedicados amantes das cervejas artesanais. Leonardo Tropia conta que o objetivo é seguir com as experimentações, ampliando os sabores da Linha OP de Cervejas Experimentais. João Gusmão ressalta que as receitas já estão sendo executadas, para mais lançamentos em breve.

Linha OP de Cervejas Experimentais conta, ainda, com três cervejas: OPnº1 – Sour SaisonOPnº2 – Brett SaisonOPnº3 – Brett SaisonOPnº4 –Saison Maracujá e Manga. Todas são produções limitadas.

Os cervejeiros

João Gusmão começou a fazer cerveja em casa em 2012. Foi a partir dessa experiência que se aproximou de um grupo de amigos que se encontrava para beber, produzir e conversar sobre cerveja. Leonardo Tropia faz parte desse grupo, criando cervejas desde 2011. João começou a trabalhar com cervejarias em 2017, na Viela, em Belo Horizonte. Também teve experiências em outros locais e realizou trabalhos em consultorias para outras cervejarias em BH. Atualmente, está de volta à Cervejaria Viela. Leonardo Tropia continua sendo o cervejeiro responsável pelas receitas de sucesso da Ouropretana. Em 2018, os dois iniciaram as conversas que deram origem à Linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana, atualmente com cinco cerveja produzidas, em edição limitada.

Cervejaria Ouropretana

Cervejaria Ouropretana nasceu em 2011, na cidade de Ouro Preto/MG, com o objetivo de propiciar experiências gastronômicas que possibilitem ao consumidor vivenciar o momento de ascensão da cerveja no Brasil. Os produtos artesanais da Cervejaria Ouropretana são resultado de um comprometimento com a qualidade da cerveja, independente de tempo e de custos com matéria-prima.

Cervejaria Ouropretana produz dez estilos de cervejas em sua linha fixa, em garrafa e em chopp: Pilsen, Pale Ale, Trigo, Amburana Brown Porter, Ginger IPA, Café Lager, IPA Maracujá, Cafetelier Imperial Stout, Amber Lager e Witbier. A Linha OP de Cervejas Especiais tem três estilos lançados, em edição limitada: OPnº1 – Sour Saison; OPnº2 – Brett Saison; OPnº3 – Brett Saison a OPnº4 – Saison Maracujá e Manga, e, agora, a OPnº5 – Saison Jabuticaba. As receitas sazonais são produzidas sem adição de produtos químicos e têm edição limitada.

Serviço:

Lançamento da OPnº5 da Linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana

Disponível, a partir de 18 de maio de 2020, na Loja On-line (loja.ouropretana.com.br), na Loja da Fábrica da Cervejaria Ouropretana (rua Benedito Valadares, 250 – Centro • Ouro Preto/MG), na loja de Cachoeira do Campo (rua Nova, 10 – distrito de Cachoeira do Campo) e em revendedores autorizados.

Assessoria de Imprensa: Converso Comunicação

Aline Monteiro: (31)9.9347-2319

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit