Cerca de 150 anos atrás, os tropeiros que viviam em Minas Gerais em busca de maior conforto em suas viagens pelo estado, começaram a fazer arreios, selas, para montar o animal antes de seguir para longas viagens.
O ofício foi se profissionalizando com o passar dos anos e hoje é a maior fonte de renda do município mineiro, que leva sempre um toque de arte tornando cada peça única. Cerca de 85% da população de Dores de Campos vive da confecção de artigos de montaria e trabalho do couro.
No município há aproximadamente 80 selarias, algumas formais com CNPJ, outras em casa, que em sua maioria contam com a mão de obra de toda a família, que desde cedo aprende logo a arte que envolve a selaria.
Por vários anos, é pólo de produção de artigos em couros como: roupas, calçados e principalmente selas, conhecida oficialmente desde 12/12/2017 como “Capital Mineira da Sela”. A cidade ganhou esse título oficial através da Assembléia Legislativa de Minas no ano de 2017, por meio do PL 2.951/2015 de autoria do Ex- Deputado Estadual João Alberto, que concede o título à cidade.
Após reforçar ainda mais sua arte e vocação nos artigos em couro, Dores de Campos é uma cidade que recebe visitantes durante o ano todo, tendo a arte da selaria como seu principal atrativo turístico. Com a criação da Feira do Artesanato e Indústria de Dores de Campos – FAIDEC, os produtos artesanais em couro da cidade passaram a ter maior divulgação, impulsionando a economia local, fortalecendo a exportação dos artigos em couro.
Se você busca qualidade, uma sela bem bonita, roupas ou calçados, precisa conhecer Dores de Campos, a Capital Mineira da Sela, que também é referencia nacional e até mundial na produção artesanal de couro de alta qualidade. Nosso estado é extremamente diverso e não faltam opções para se conhecer, desse modo fortalecemos nossa economia regional e promovemos as belezas de Minas para o mundo!