Cidades

6 Destinos de Inverno em Minas Gerais

Minas Gerais é uma região do Brasil de uma diversidade cultural, natural, gastronômica e histórica tão grande, que diga-se de passagem são vários lugares incríveis que fazem do estado único, tão rico e importante para o país. Mas no inverno Minas tem um toque ainda mais que especial, os mineiros sempre hospitaleiros e calorosos convidam para conhecermos um pouco mais dos encantos da nossa Minas Gerais. Nessa época não faltam opções para quem gosta de fazer aquela típica viagem de inverno, seja pelos parques, montanhas, cidades históricas, estâncias hidrominerais, recursos naturais, mirantes. Por isso separamos 6 dicas destinos de inverno pelo interior de Minas Gerais. Confira!!!

Tiradentes

Subida para a Igreja Matriz de Santo Antônio , Tiradentes – MG

Tiradentes é a mais charmosa das cidades históricas mineiras e tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil. A cidade junto a outras da região do Campo das Vertentes compõem o Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes. Tiradentes é um destino ideal seja para passar o dia de domingo, ou um final de semana. Durante o dia uma boa opção é aproveitar para conhecer a parte histórica da cidade, Igrejas, Patrimônios tombados, museus e também a Serra de São José. A noite uma ótima dica é passear pelo centro da cidade, lá se concentra a gastronomia, com ótimos bares e restaurantes, que vão desde simples pratos aos mais sofisticados acompanhados de um bom vinho.

Conceição de Ibitipoca

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Conceição do Ibitipoca, Lima Duarte – MG

O distrito que pertence a Lima Duarte faz parte do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, junto a outras cidades localizadas na região das Serras. A vila de Ibitipoca é mais conhecida por suas incríveis cachoeiras de águas alaranjadas, Janela do Céu, entre outros atrativos incríveis. Além disso Conceição de Ibitipoca é o passaporte para visitar o Parque Estadual do Ibitipoca, que fica cerca de 3 km da vila, opções para se conectar a natureza lá não irão faltar. Mas atenção é preciso chegar bem cedo, pois o limite diário é de 1.000 pessoas. É um destino imperdível no inverno, além de ser uma vila bem musical, em que destaca o Festival Ibitipoca Blues que sempre acontece em agosto. Para aproveitar ainda mais o friozinho de Serra, aproveite as noites na vila e não deixe de conhecer o Bar do Firma, ou Candeia Blues Bar, um lugar super divertido além sua decoração super diferente que remete a um velho navio pirata. Ou também você pode curtir uma boa música no complexo Ibitilua, entre outras várias opções!

Monte Verde

Centro de Monte Verde – MG

Distrito de Camanducaia que compõe junto a outras cidades do Sul de Minas o Circuito Serras Verdes, Monte Verde encanta com um clima bem convidativo.  Pensa em um lugar maravilhoso, charmoso que tem tudo a ver com o inverno! Monte Verde é um destaque em termos de inverno em Minas, por registrar temperaturas baixíssimas no inverno. A “Suíça Brasileira”, conhecida também como Vila do Romance, tem sido considerada um dos melhores destinos de inverno e também de romance do Brasil. Algumas de suas atrações são: a Pedra Redonda, Pico do Selado, e também seus mirantes em meio a natureza. Nessa época é comum  as manhãs cobertas de gelo e a paisagem assume uma beleza ainda mais especial com aquele manto branco, para alegria dos visitantes. Quando isso acontece, apesar do frio e horário não se pode deixar de sair para apreciar e fotografar a cena, que sempre rende imagens espetaculares.  Além de ser um destino ideal para lua de mel!

São Lourenço

Parque das Águas, São Lourenço – MG

É uma das principais estâncias hidrominerais do país, além de ser um dos principais destinos da Serra da Mantiqueira, perfeito para casais, famílias, principalmente no inverno! A cidade faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, sua atração mais conhecida é o Parque das Águas, com fontes de águas naturais terapêuticas. Além de seus atrativos, o passeio de Balão é uma ótima dica uma experiência incrível para o visitante, que também pode fazer uma viagem no tempo pela Maria Fumaça. Sem dúvida viajar para São Lourenço no inverno é ainda melhor para curtir o frio de Montanha, além de seus passeios a cidade que possui vários bares e restaurantes para todos os gostos!

Ouro Preto

Igreja São Francisco de Assis, seu projeto de fachada foi feito por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Ouro Preto – MG

A cidade mineira integra o Circuito do Ouro, que também possui sua sede em Ouro Preto. Muito querida pelos turistas do Brasil e do mundo, recebe turistas durante todo o ano, que visitam suas Igrejas, Museus, entre outros atrativos que contam a história do ciclo do ouro no país. Sua temperatura é sempre agradável durante todo o ano, a  noite faz um frio leve entre março e outubro, no mês de julho acontece um grande Festiva de Inverno que movimenta ainda mais a cidade. Uma ótima dica é curtir um jantar com vista para as igrejas centenárias, acompanhado de um vinho!

São João del-Rei

Igreja São Francisco de Assis, São João del-Rei, MG

Mais conhecida como cidade dos Sinos faz parte do Circuito Trilhas dos Inconfidentes, atualmente seu Festival de Inverno é um dos mais tradicionais de Minas. Uma ótima dica no mês de julho é curtir do Inverno Cultural promovido pela UFSJ que mescla oficinas, shows, em vários pontos turísticos da cidade. Durante o dia não deixe de conhecer as Igrejas e os Museus da cidade e passear pelas ruas estreitas de seu Centro histórico. Uma das melhores dicas na cidade de São João Del Rei, no friozinho é aproveitar as especialidades da gastronomia mineira. Outra dica muito legal, é que visitando a cidade dos Sinos, você está muito perto de Tiradentes, e pode visitar as duas cidades tranquilamente, podendo inclusive fazer a viagem até de Maria Fumaça!

E você já decidiu para qual destino ir?  Conte para nós qual destes seria sua primeira opção!!!