Turismo & Lazer

10 cidades da região são inseridas no novo mapa do turismo brasileiro

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda 28/03, o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Principal instrumento do Programa de Regionalização, o Mapa do Turismo é o marco inicial para o desenvolvimento de políticas públicas para o turismo, garantindo questões como incentivo, capacitação e busca por recursos.

Minas Gerais novamente se apresenta com o maior número de Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s) e também de municípios. São 44 IGR’s e 567 municípios constantes no novo mapa.

Dentre os critérios estabelecidos para que o município seja inserido no mapa estão:

  • Que tenha um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos no Município;
  • Que tenha empresas e trabalhadores registrados no Cadastur;
  • Que tenha Conselho Municipal de Turismo ativo;
  • Que comprove a existência de uma IGR na região, dentre outros.

Da região

Pela IGR Circuito Villas e Fazendas, os municípios que estão no novo Mapa do Turismo são:
Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira.

A inserção do município de Conselheiro Lafaiete no Mapa do Turismo Brasileiro de 2022 é de grande relevância e demonstra que a cidade faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana, responsável pela pasta do Turismo na cidade, para chegar a esta posição de destaque, Lafaiete cumpriu as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, de possuir Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) atuante e orçamento próprio destinado ao setor, além de possuir prestadores de serviços turísticos inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

A IGR Circuito Villas e Fazendas parabeniza aos municípios por essa certificação e agradece aos gestores municipais pela contribuição e dedicação em mais um trabalho em conjunto junto ao Circuito!

Fonte: https://fatoreal.com.br/