Turismo & Lazer

Uma viagem pela Terra do Café com Biscoito!

Com certeza Minas nos reserva muitas surpresas com seus 853 municípios, como é o caso da “Terra do Café com Biscoito”, ou a cidade de São Tiago em Minas Gerais, localizada cerca de 200km de Belo Horizonte. A cidade mantem a tradição na fabricação de biscoitos há mais de 150 anos e uma de suas maiores atrações é a festa que leva o mesmo nome. O grande diferencial da cidade é que essa é a principal fonte de renda local, de acordo com o senso do IBGE de 2010 ao menos um terço dos 10,5mil habitantes moradores da cidade, ajudam a produzir 6 mil toneladas de biscoitos que são vendidos na região e em outros estados.

Por isso um roteiro turístico por lá é diferente da maioria das pequenas cidades mineiras. Hoje São Tiago vive um paralelo entre a tradição artesanal que se mantém e um futuro que caminha para a produção massiva de biscoitos, após a criação de uma associação de fabricantes do produto, há mais de 13 anos. Ao todo são produzidos mais de 100 tipos diferentes de biscoitos.

Alguns atrativos:

  • Forno na Praça

Uma ótima opção é conhecer o “Forno na Praça” que reúne os principais fabricantes da cidade, em um ambiente acolhedor que reúne café, biscoito, hospitalidade e ótimas prosas. O espaço possibilita ao visitante conhecer e saborear os deliciosos biscoitos de São Tiago, sendo também um espaço dedicado a preservação da produção artesanal de biscoitos do município.

  • Igreja Matriz de São Tiago

Localizada  em frente à Praça Ministro Gabriel Passos, onde acontecem as festividades mais importantes do Município, como a Semana Santa e a Festa do Café – com – Biscoito.

  • Ribeirão das Fábricas

Pode-se desenvolver no local, atividades ligadas ao lazer como: pesca, nado, piquenique com a família e amigos, etc.

A tradicional Festa que acontece sempre no segundo final de semana de setembro, este ano não aconteceu. Porém a edição realizada no último sábado dia 19/09 em formato online no espaço Forno na Praça, contou com participações ao vivo de Chico Lobo, Edu Santa Fé, e a Banda 14 Bis, e apresentação de Saulo Laranjeira. A edição recebeu o nome de Tributo a Festa tradicional que acontece anualmente. O evento gratuito foi transmitido através de uma página oficial.

Ao passar por lá, não deixe de visitar o Forno na Praça, um delicioso café com biscoito te espera!

Fonte: http://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/sao-tiago/forno-na-praca

Lançamento do Projeto Turístico “Caminhos “ na Terra do Café com Biscoito.
Fonte: http://saotiago.mg.gov.br/noticia/19747#inicio_noticia