Turismo & Lazer

Um passeio por Resende Costa, terra do artesanato têxtil!

A pacata cidade de Resende Costa localizada na região do Campo das Vertentes e no Caminho Velho da Estrada Real,  fica a 194 km da capital mineira. Algo que se encontra na cidade por todos os lados sem dúvida, são as diversas peças do artesanato têxtil como redes, colchas, toalhas, tapetes e muitas outras de cores e tipos variados.  Estar próxima as cidades de Tiradentes e São Del Rei é outro ponto positivo da cidade.

Ao entrar na Avenida Alfredo Penido região central da cidade, logo nos deparamos com várias lojas e oficinas de artesãos da cidade. As cores e variedades com certeza são de encher os olhos, sendo difícil levar poucas peças para a casa.

Atualmente a produção local envolve famílias inteiras, sendo tradição na cidade, a arte vai passando de geração em geração, sendo a principal atividade econômica do município. O que fez com que o artesanato têxtil que possui produção cada vez maior, ganhasse espaço para comercialização em outras regiões do Brasil.

Quem são as Tixas?

A Lagartixa é símbolo de Resende Costa, devido ao fato de a cidade ter sido erguida sobre uma grande rocha o que atraia lagartixas e lagartos. Partindo deste principio a Associação Empresarial e Turística de Resende Costa resolveu fazer dessa imagem um mascote, e então foi criada a Tixa.

Desse modo, existem pela cidade diversas imagens espalhadas pela cidade, nas pousadas, lojas, posto de gasolina, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Hoje a “Tixa” virou atrativo e local para aquela selfie divertida com a imagem simpática que recebe o visitante.

Alguns Atrativos da cidade:

A cidade preserva construções históricas, inclusive fazendas e casarões que abrigaram famosos inconfidentes da época.  Além disso sugere-se que passando por lá você conheça também:

  • Mirante das Lajes – Sobre uma rocha que serviu de alicerce para a cidade é possível contemplar uma bela vista, que atrai diversos visitantes as Lajes da cidade.
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha – A igreja que ocupa o ponto mais alto da cidade, em seus acervos existem objetos históricos de valor inestimável para a cidade.

Recentemente município está em busca da obtenção de um selo de procedência do artesanato local, visando agregar valor e divulgar de forma ainda melhor os produtos da cidade, mantendo de forma autentica a tradição.

Fonte: http://www.institutoestradareal.com.br/cidades/resende-costa/141

Tixa – Ramona Churrascaria
Fonte: http://pelasestradasdeminas.com.br/resende-costa-mg/
Produção de tapetes em Resende Costa
Fonte: https://gracyartesanato.com.br/index.php/empresa/

Vista Mirante das Lajes – Resende Costa
Fonte: http://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/resende-costa/lajes