Turismo & Lazer

Surpreendente Monte Verde: clima romântico e natureza privilegiada

Baixas temperaturas, clima romântico e natureza privilegiada. Venha curtir a natureza, praticar esportes de aventura e comer bem.

Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade fica a mais de 1.500 m de altitude e respira um ar europeu — através dos costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal letão Verner Grinberd e Emilia Grinberd, e pelos alemães, suíços e italianos que foram chegando depois.

Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. Oferece dias ensolarados com temperatura agradável o ano todo. Já para as noites, no verão, depois do pôr-do-sol, a temperatura pode cair para os 14° C. Por isso, é bom garantir agasalhos quentinhos e se preparar para saborear uma boa fondue, namorar em frente à lareira e dormir aconchegado nos edredons.

No inverno, o frio pode chegar a -5° C, com sensação térmica de até -10° C, lembrando o clima europeu. Nessa época do ano vale a pena fazer um esforço e pular da cama cedo só para apreciar o visual dos gramados esbranquiçados pelas geadas.

Diversão aqui é garantida e pode ser leve ou radical. Não importa o estilo, quem vai para Monte Verde tem muito o que fazer — e sempre rodeado por muita natureza. Aventure-se na Mega Tirolesa ou com arvorismo, quadriciclo, patinação no gelo. Se preferir, percorra a pé uma das 5 trilhas que levam você a 2 mil metros de altitude na serra da Mantiqueira, onde a vista é deslumbrante, na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

A gastronomia é outro ponto forte que oferece o que há de melhor da cozinha mineira e, sem perder de vista suas origens, também delícias da culinária europeia. O pinhão, fruto das araucárias abundantes nas montanhas, aparece nos cardápios especialmente na época da colheita (de abril a agosto), e é transformado em pães, molhos e farofas. A truta é outro exemplo de produto local que faz sucesso entre os visitantes.

A AHPMV trabalha a 15 anos, divulgando e incentivando o Turismo de Monte Verde. Temos as melhores opções de hospedagem. Acesse o nosso site: www.monteverde.org.br ou ligue (35) 3438-1839 .

“AHPMV – Trabalhando para o Turismo de Monte Verde com seriedade e competência.”

Texto e fotos: AHPMV