Tecnologia

Segundo pesquisa, brasileiro acessa internet pelo celular e conectado no WiFi
sono

A pesquisa TIC Domicílios revelou que o país tem 34,1 milhões de casas com acesso à internet e apenas 33,2 milhões com computadores

O Brasil está mais conectado. Apesar do número da proporção de domicílios com acesso ao computador e a de domicílios com acesso à Internet permaneceram estáveis. O país passou a ter 33,2 milhões de residências com computadores e 34,1 milhões com acesso à Internet.

Mas o que cresceu mesmo foi a quantidade de brasileiros com acesso à internet, 58% da população, totalizando 102 milhões de pessoas usando a rede de alguma forma, seja no trabalho, na escola, na casa de amigos (onde foi registrado o maior crescimento) ou em locais públicos, especialmente através do celular.

Pela primeira vez, o uso da internet por celular superou o acesso através do computador. Dos brasileiros com mais de 10 anos que acessam regularmente a internet, 89% o fazem pelo telefone celular, enquanto 65% o fazem por meio de um computador de mesa, portátil ou tablet.

Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2015, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O uso exclusivo pelo telefone celular ocorre especialmente entre os usuários de classes sociais menos favorecidas e aqueles da área rural. Um exemplo disso é que, entre os indivíduos de classes D e E, 28% utilizam Internet, e a maioria deles (65%) usa a rede apenas pelo telefone celular. O mesmo acontece com as áreas rurais: 34% da população dessas áreas é usuária de Internet, e a maioria dessas pessoas (56%) utiliza apenas pelo celular.

Fonte: BBC

**Texto editorado
Flávia Siqueira – (32) 9 8479-2772 – flaviasiqueira182@gmail.com