Esporte

São João del-Rei sedia Copa Internacional de Mountain Bike

cimtb-2016-sjdr-foto-thiago-lemos-3-640x426-696x463

Fomentando o turismo e o esporte em São João del-Rei, acontece entre os dias 9 e 11 de junho a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, que chega a sua 22° edição. O local da competição é o Campus Tancredo de Almeida Neves (CTan), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Aproximadamente 900 atletas vindos de 20 Estados brasileiros e de países como Chile, México, Colômbia, Argentina e Suíça irão se reunir em busca de desafios e superação de obstáculos. A etapa conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico de Tóquio em 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista.

É a quinta edição do evento na terra dos sinos, com expectativa de um público de aproximadamente 15 mil pessoas.

A prova de Cross Country Short Track (XCC) que conta com um trajeto de 1,4 km, será realizada na tarde de sábado, a partir das 14h. Nessa competição estão incluídos os atletas da Super Elite Masculina, Feminina, Sub-23 e a categoria E-Bike, que pedalam durante 30 minutos. Conquista o podium quem conseguir concluir o roteiro primeiro. Já o Cross Country Olímpico (XCO) é uma das provas principais e que conta 60 pontos no ranking mundial, consistindo em voltas no circuito que tem em média 5,8 km. Dela participam os atletas profissionais. O número de voltas está relacionado com a categoria do atleta. Os competidores também já podem ficar de olho nas próximas etapas que já estão com inscrições abertas e acontecem em Congonhas entre os dias 18 a 20 de agosto e em São Paulo entre 22 e 24 de agosto.

Em termos de estrutura, para quem quiser prestigiar a adrenalina do evento, há feiras do ramo do ciclismo, praças de alimentação e uma ampla área para estacionamento. Para os que não irão competir, haverá o passeio ciclístico no sábado, 10, com concentração na Igreja de São Francisco, às 15 h, e um percurso de 3 km. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Ophicina Bike Shop pelo telefone (0**32) 3371-5495 e fazer a doação de 1 litro de leite. As inscrições também poderão ser feitas no dia, mas o ciclista deve chegar com antecedência. Na chegada, ao CTan terá sorteio de brindes.

Programação

O evento é totalmente gratuito e no primeiro dia na sexta-feira, 9, acontecerá uma feira com produtos do ramo do ciclismo. No sábado, 10, terá o Congresso Técnico para atletas e equipes, às 9h30, e logo após tem início o treino livre XCO. A tarde às 13h30 será dada a largada da Copa Sense Bike. No domingo, 11, último dia das provas, as largadas começam logo pela manhã, às 8h. Já às 14h é a hora de disputarem os atletas da XCC categorias E-Bike e Super Elite Feminina e Masculina. O desfecho do evento é as 16h30 com mais uma série de largadas e as premiações. A programação completa do CIMTB pode ser conferida no site http://cimtb.com.br/etapas/xce-e-xco-sao-joao-del-rei

Informações Rádio São João del Rei