Turismo & Lazer

Salinas, a Capital Nacional da Cachaça!

A cidade está localizada na região do Alto Rio Pardo em Minas Gerais, sua fama pela qualidade do requeijão, carne de sol, tradições locais, e folclore é bastante conhecida, principalmente pela receptividade. Mas sem dúvida o produto mais famoso de Salinas é a produção de cachaças. O que lhe rendeu o título de Capital Nacional da Cachaça, sendo o principal polo nacional de produção de cachaça de alambique com mais de 50 marcas e com uma produção anual de cerca de quatro milhões de litros!

O título de Capital Nacional da Cachaça foi conferido ao município pela Lei Federal 13.773, de 19 de dezembro de 2018, conforme publicação do Diário Oficial da União em 20 de dezembro do mesmo ano.

Com toda a certeza a cachaça é a mais importante atividade econômica do município, sendo a produção trabalhada atualmente para desenvolver também o turismo no local e atualmente o produto se tornou patrimônio cultural imaterial.

Se você possui um paladar exigente e gosta de apreciar uma boa cachaça, saiba que por lá o produto tem sabor e aroma inigualáveis, pois todo o processo produtivo é artesanal e obedecem rigorosamente os padrões de qualidade. Anualmente Salinas realiza o Festival Mundial da Cachaça, um grande evento que atrai a Salinas muitos visitantes.

Principais atrativos de Salinas:

Museu da Cachaça:

O Museu é um importante atrativo local projetado para ser um diferencial no Norte de Minas e do Brasil, um instrumento cultural, e também para a difusão e comercialização do valioso bem da cultura de Minas e de Salinas, valorizando a famosa cachaça mineira. Possui acervo de garrafas, engenhos antigos e atuais, plantação, colheita e moagem da cana.

Barragem de Salinas:

É possível realizar no local pesca, canoagem, passeio de jet ski, nado livre e outras atividades.

Fundação Municipal de Cultura:

No local são realizadas atividades administrativas, e também alguns eventos do município.

Praça Moisés Ladeia:

Por lá acontecem Saraus poéticos, música, teatro, exposições de arte e outras atividades.

Mercado Municipal:

No local há compra e venda de produtos e de gêneros alimentícios e produtos da agricultura familiar.

Conheça as belezas e os encantos de minas, visite Salinas!!!!

Fonte: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/salinas