Turismo & Lazer

ROTA DO CAFÉ ESPECIAL – ROTEIRO “DO PÉ A XÍCARA”

Visita guiada pela centenária Fazenda Sertão, que há mais de dez anos é reconhecida por produzir os melhores cafés especiais do mundo. A propriedade está localizada no município de Carmo de Minas, no Sul de Minas Gerais, entre as Montanhas da Serra da Mantiqueira, e tem atraído anualmente mais de 2500 visitantes.

Durante o percurso, abordamos os processos do café especial desde o pé até a xicara! além das explicações técnicas, é possível conhecer um pouco mais sobre a família e entender como o café especial mudou a realidade de uma região – Mantiqueira de Minas.

A Fazenda Sertão conserva uma longa história de quatro gerações de produtores de cafés de montanha. O primeiro registro de venda de café é de 1912. A propriedade foi herdada por Nazareth Dias Pereira e atualmente é administrada por seus filhos e netos.

Em 2005, o café Santa Inês foi eleito o melhor do mundo, com nota recorde de 95,85 pontos. Desde 2002 o grupo tem se destacado no mais renomado concurso de cafés especiais realizado em todo o mundo, o “Cup Of Excellence”.

O ponto de partida da Rota é a Unique Cafés, no calçadão de São Lourenço, cidade vizinha à Carmo de Minas. É nessa charmosa cafeteria que os grupos se reúnem e recebem as primeiras explicações sobre o percurso. Em seguida, seguem de van para a Fazenda Sertão. Durante o caminho já é possível apreciar as belezas naturais da região.

Primeira parada é o Mirante da Cachoeira, de onde é possível observar a grandeza do cafezal. São mais de um milhão de pés de café plantados. Segunda parada, mirante Central que fica a 1145m de altitude. Ali reiteramos as características do café

A parada a seguir é o mirante da Casa da Arvore um platô de madeira a 1260m de altitude de onde é possível observar de um lado a lavoura centenária, com suas características preservadas, e de outro a produção moderna.

Última parada é a sede da fazenda, um casarão colonial que hoje foi montado um museu do café, onde a história é contada através de objetos, fotos, arquivos e revistas. E guarda o acervo da família. La os participantes têm a oportunidade de degustar vários perfis de cafés especiais acompanhado de quitutes da fazenda;

O passeio com duração de cerca de três horas deve ser agendado com antecedência. Além da visitação à Fazenda, a Rota do Café Especial também oferece Cursos, Eventos e Workshops. O roteiro “do pé a xicara” se apresenta em 3 versões: Turistico, pedagógico e corporativo.

 

 

 

 

 

Contato : Renata Prado
(35)9.8417-5735
@rotadocafeespecial