Saúde

Reeducação alimentar
emagreça-com-reeducação-alimentar

Vivemos em mundo onde as pessoas estão a todo tempo “correndo” para fazer alguma coisa, seja trabalhar, levar o filho na escola, fazer comida, estudar, entre outras. Com isso deixamos de lado o que temos de mais valioso, a saúde.

Em torno de 30% da população mundial esta com excesso de peso, e isso está diretamente relacionado com a falta de tempo das pessoas, com o alto sedentarismo e da oferta e procura por alimentos industrializados. O imediatismo das pessoas está proporcionalmente ligado com o excesso de peso, onde correlaciona-se com as doenças crônicas, como hipertensão, doenças do coração, diabetes.

Para mudarmos essa estatística é necessário mudança de hábitos, seja na alimentação, atividade física e até o sono.

Para te ajudar nesse processo de mudança de hábitos hoje eu vou listar 5 dicas para começar a reeducar sua alimentação.

1) Trocas inteligentes

trocas-inteligentes-ativo-620x330

Nada de alimentos proibidos neste momento, troca inteligente é o primeiro passo para quem deseja mudar hábitos alimentares. Seja trocando o pão branco por integral; escolhendo um iogurte com uma menor quantidade de açúcar; escolhendo chocolate com uma porcentagem maior de cacau e menor de açúcar, para o seu paladar ir se acostumando a novas experiências; trocando a mussarela por queijos com menor porcentagem de gordura, como os brancos; trocando a margarina por manteiga; dando preferencia para carnes mais magras (o excesso de gordura das carnes deve ser retirado antes do preparo); diminuindo o açúcar e o sal nas preparações; diminuindo a quantidade de refrigerantes e sucos industrializados e quando possível optando por sucos naturais.

2) Beba mais água

Tomar-agua-500x325-500x325

Devemos ingerir em torno de 2 litros de agua por dia. Mas na pratica não é isso que acontece, as pessoas esquecem de tomar agua ao longo do dia. A agua é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Uma ingestão de agua adequada traz benefícios aos nossos órgãos e células, cabelos, unhas e pele.

Lembre-se de ingerir água ao longo do dia e para facilitar esse processo de hidratação, leve sempre uma garrafa junto da sua bolsa ou mochila.

Se você pratica atividade física, sua ingestão de agua deverá ser ainda maior. Fiquem atentos a isso.

3) Planejamento é tudo

foodprep-whole-0094-940x564

Planeje seu dia!! Todas as refeições são primordiais.

Não Pule refeições. Quando não se tem o que o comer, há maiores probabilidades em consumir besteiras. Não deixe que a falta de planejamento seja desculpa para uma reeducação alimentar. Use seu tempo livre em casa para elaborar suas receitas e adiantar algumas preparações da semana.

4) Sono

IP5_Criança-Sono-3

Muitas pessoas acham que dormir é perda de tempo, mas não é bem assim. Quando estamos dormindo o nosso organismo realiza funções importantes como, consolidação da memoria, secreção e liberação de alguns hormônios, fortalecimento do sistema imunológico. A quantidade de sono varia, existem pessoas que conseguem dormir pouco e descansarem. Outras necessitam de um tempo maior. Mas para obter benefícios indica-se dormir no mínimo 6 horas para que haja a regulação de energia e funções essenciais ao ser humano.

Evite levar celular e aparelhos eletrônicos para cama, deixe o ambiente calmo e escuro, se possível deixe o ambiente climatizado. o calor atrapalha no sono. Use chás que auxiliam no sono reparador (camomila, mulungu, erva doce, maracujá, etc.); evite comer muito na parte da noite e evite alimentos compostos por cafeína e álcool e tente manter uma rotina de horário para ir dormir.

5) Atividade física

neorly-blog-post-121

A atividade física é fundamental para quem almeja mudança de hábitos, essencial para o corpo e mente.

Segundo a organização mundial da saúde os adultos deveriam realizar 150 minutos semanais de exercícios aeróbios com intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade alta, evitando assim depressão, doenças crônicas não transmissíveis e melhorando as funções cardiorrespiratórias, musculares e ósseas.

Lembre-se: atividade física deve ser liberada pelo medico e acompanhada por um profissional de educação física!

Com essas 5 dicas é possível começar ou recomeçar uma vida mais saudável. Coloquem-nas em pratica e fiquem atentos às próximas dicas.

 

Beijinhos da Nutri!

 

IMG_8332

Luciene Rocha Graduada em Nutrição pela Faculdade Santa Rita – FaSaR Pós graduanda em Nutrição Esportiva Funcional na VP Centro de Nutrição Funcional

Contato: (31) 99922-7248

Instagram: @nutri.lucienerocha