Gastronomia

Receita de inverno: caldo levinho de batata-baroa com frango
caldodebaroa

Tomar caldo no inverno é uma delícia e muito fácil de fazer. A batata-baroa é rica em vitaminas B, C, E e K e possui ação antioxidante, antifúngica, anticancerígena e anti-inflamatória. Desta forma, ajuda a manter o corpo saudável, livre de doenças, fungos e inflamações. Pensando em todos esses benefícios, incluindo o sabor marcante, o chef Ivan Souza, do Espetto Carioca, no Rio, ensina a fazer uma receita deliciosa, confira!

Ingredientes:

– 300g – Peito de frango desfiado
– 3 unid – Batatas-baroa em cubos
– 1/2 unid – Cebola picada
– 1/2 unid – Aipo picado
– 1/2 unid – Cenoura em cubos
– 50g – Margarina Light
– 2 dentes – Alho picado
– A gosto – Sal
– 3 unid – Cravo da índia
– 1 litro – Água
– 1 fio – Óleo

Tempero diferencial: Aipo e Cravo
Serve até: Duas pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos

Modo de Preparo

1- Tempere o peito de frango com sal. Em uma panela funda, coloque o fio de óleo e sele todos os lados do frango. Retire-o ainda cru, mas dourado e reserve.

2- Coloque o restante da manteiga na panela usada. Dica do Chef: Aproveitar o fundo da panela, contém muito sabor! Refogue o alho, a cebola e o aipo. Abaixe o fogo e tampe a panela por 8 minutos.

3- Adicione a batata-baroa em cubos, cenoura em cubos, os cravos, a água e deixe cozinhar até ficarem bem macios.

4- Em uma panela separada, aproveite duas conchas desse caldo de cozimento para finalizar a cocção do frango. Deixe cozinhar até conseguir desfiá-lo todinho.

5- Tire o cravo da índia de dentro do caldo e bata o restante no liquidificador. Mas atenção!! Bata primeiro apenas a parte grossa do caldo e aos poucos coloque o líquido até chegar no ponto de caldo cremoso. Corrija no sal, se necessário, e sirva com o frango desfiado por cima.

Fonte: globo.com