Cultura

Queijo, História e Turismo no Serro – MG

Localizada na Serra do Espinhaço e conhecida como “terra do queijo” a cidade é especialista na produção do saboroso queijo do Serro que se tornou patrimônio imaterial do Brasil. Além disso a cidade histórica possui vários outros atrativos, como belos casarões coloniais, e paisagens naturais ao seu redor. Na cidade um belo destaque é a escadaria de pedra com a Igreja de Santa Rita no topo. Do alto, é possível ver toda a cidade e a bela ladeira cercada de casarões antigos. Existem várias opções de pousadas e restaurantes por lá!

5 Motivos para visitar o Serro:

Motivo 1: Primeira cidade histórica do estado de Minas

Por seu belo conjunto de casarões coloniais preservado, foi o primeiro município do Brasil a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Serro possui um acervo histórico muito rico com casarões preservados e importantes objetos da arte sacra.

Motivo 2: Visite Milho Verde

Localizada entre Serro e Diamantina, o povoado surgiu junto ao garimpo de pedras preciosas na região, e faz parte da Estrada Real. Com o passar dos anos foi atraindo turistas em busca de sossego, trilhas e banhos nas cachoeiras fortalecendo o turismo. Por lá os turistas amam descansar no verde gramado da Capela do Rosário, jogando conversa fora com amigos e apreciando a bela paisagem.

Motivo 3: Apreciar o Queijo do Serro

O queijo de Serro foi o primeiro bem registrado como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais em 2002 pelo IEPHA, e também no ano de 2008 entrou na lista de Patrimônio Imaterial do Brasil, por lá é possível visitar fazendas produtoras de queijo e cachaça.

Motivo 4: Visite as belas Cachoeiras da região

A região tem várias cachoeiras de fácil acesso, com pequenas trilhas e um belo poço para refrescar. As mais conhecidas são: Cachoeira do Moinho com vários poços, e a Cachoeira do Carijó, quase sem trilha com um poço muito limpo ideal para crianças.

Motivo 5: Sair da rotina

Para quem busca aventura e exercitar-se, há também opções como a Cachoeira do Tempo Perdido, localizada no distrito de Capivari, considerada a mais bela da região, onde para chegar, é preciso pegar uma trilha de 4 km.

Fonte: http://www.institutoestradareal.com.br/cidades/serro/152