Sociedade

Projeto em “Prol da Família e da Vida” da Polícia Militar em Barbacena recebe prêmio internacional

Prẽmio GovernarteO Projeto “Em Prol da Família e da Vida” da Polícia Militar em Barbacena foi premiado no concurso internacional promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O idealizador do Projeto, Coronel Jesus Milagres esteve pessoalmente na cidade de São Paulo, na última sexta-feira, 04 de agosto, para receber a premiação durante o seminário “ Diálogos e Intercâmbio de Experiências em Segurança Cidadã”.

O Governarte – “Prêmio Eduardo Campos”, é um concurso internacional que tem como finalidade identificar, premiar, documentar e difundir experiências inovadoras de gestão pública em governos subnacionais, como estados, províncias, departamentos, municípios ou outras denominações equivalentes, da região da América Latina e Caribe.

Seis iniciativas de governos municipais e estaduais do Brasil, Chile, Colômbia e México foram selecionadas vencedoras do concurso Governarte 2016 – Prêmio Eduardo Campos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A quarta edição do concurso, que premia as melhores e mais inovadoras práticas de gestão pública a nível subnacional, contou, este ano, com três categorias: “Prevenção e combate à violência contra as mulheres”, “Liderança e participação cidadã da mulher” e “Segurança no trânsito em ação”. Um total de 137 iniciativas de diversos países da América Latina e do Caribe foram inscritas nesta edição.

 
Governarte

Três painéis de especialistas independentes com reconhecimento internacional foram os responsáveis por avaliar e selecionar as iniciativas vencedoras em cada uma das categorias com base em critérios de resultado, sustentabilidade, replicabilidade, inclusão social e inovação

 

 

 

 

Saiba mais sobre o projeto

A iniciativa consiste em um procedimento padrão de proteção de mulheres vítimas de violência, de atenção permanente às suas famílias e o monitoramento de agressores. Tal modelo de atendimento está organizado sob o protocolo de ação denominado “Cinco Respostas”, que articula o trabalho de distintas organizações públicas como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público, o Poder Judicial, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Organizações da Sociedade Civil parceiras. O projeto foi implementado na cidade de Barbacena em 2012.Desde então, cerca de 690 famílias foram diretamente atendidas e mais de 3500 intervenções em ambientes familiares conflitivos foram realizadas. A iniciativa foi estendida para outros 18 municípios de Minas Gerais, atingindo uma população de aproximadamente 260 mil habitantes.

Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM

Flávia Siqueira
Publicitária | Jornalista
(32) 98479.2772