Educação

Programa de Aprendizagem Comercial, benefício para sua empresa e para a sociedade
senac-1
No estado, cerca de 28 cidades oferecem o programa através do Senac

 

O programa Jovem Aprendiz do Senac, instituído através da atualização da Lei de Aprendizagem Comercial, tem como objetivo promover a inclusão social e profissional através da formação técnico-profissional de jovens com idade entre 14 e 24 anos.

Lucia Helena Pereira Miranda, instrutora de formação profissional e Maria Inézia da Costa Souza, supervisora pedagógica no Senac Barbacena esclarecem que “mais do que abrir oportunidades de emprego, mais do que uma formação profissional, a partir da inclusão social, o programa Jovem Aprendiz forma cidadãos, transforma a sociedade e promove o aprendizado para a vida”.

A Lei prevê que estabelecimentos comerciais que tem mais de sete funcionários devem contratar entre 5 a 15% de aprendizes nas funções que exijam formação profissional, ficando desobrigadas da contratação empresas qualificadas como Microempresa e Empresas de Pequeno Porte.

O programa de Aprendizagem Comercial tem beneficiado as empresas com a oferta de mão de obra qualificada, formando cidadãos responsáveis e conscientes. Além de adquirir o conhecimento técnico, os jovens são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade.

Lúcia Helena e Maria Inézia ressaltam que este é “um projeto cujo foco se apoia em uma pedagogia que encara o jovem na sua totalidade e segue as novas tendências educacionais e de mercado, buscando recursos e metodologias que oportunizam um desenvolvimento profissional e pessoal através de atividades que favorecem a reflexão, o debate, a integração e a inserção deste jovem no mercado de trabalho”.

O Jovem Aprendiz tem 12 meses de duração e prevê em seu desenvolvimento cerca de mil horas de aprendizagem. É composto de uma parte teórica desenvolvida no Senac e outra prática, operacionalizada pela empresa que contrata o aprendiz.

Entre os objetivos principais estão a formação integral e inserção do adolescente no mercado de trabalho; atender a legislação (Lei 10097 de 19/12/00, Decreto 5.598 de 01/12/2005); e favorecer o desenvolvimento das capacidades sócio comunicativas, da reflexão individual e coletiva, da autonomia de decisões e da preparação de profissionais que sejam capazes de intervir crítica e criativamente no mercado de trabalho.

O Senac de Barbacena oferta o curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas desde o ano de 1997. Em média, mais de 1.500 jovens já participaram do programa na cidade.

O Senac disponibiliza a quantidade de vagas e as empresas fazem a reserva das vagas no sistema. O Ministério do Trabalho e Emprego – M.T.E. notifica as empresas, para que elas façam a reserva de vagas no Senac.

Para participar do programa, é preciso estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio e ficar de olho nas vagas divulgadas pelas empresas. O jovem precisa ter idade entre 14 a 24 anos e ser selecionado pela empresa contratante.

Em Minas, o Senac oferece o programa nas cidades de Alfenas, Araxá,

Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Extrema, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Patos de Minas, Patrocínio, Pouso Alegre, Sete Lagoas, São João del-Rei, Uberaba e Uberlândia.

Flávia Siqueira
Publicitária | Jornalista
(32) 98479.2772