Sociedade

Política se faz com Educação e Trabalho

Pautado nos valores da Educação, Trabalho e Família, o vereador barbacenense José Newton de Faria contou sua trajetória à Viva Minas e falou sobre os projetos realizados em Barbacena-MG”

Produto de Escola Pública. É assim que o vereador barbacenense José Newton de Faria se define e narra com orgulho sua trajetória profissional. Advogado da União, mestre em Direito, membro da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas e professor universitário desde o ano de 1999, lecionando as disciplinas de Direito Penal, Processo Penal, Legislação Penal Especial e Direito Constitucional, o vereador está em seu primeiro mandato e é bastante atuante em prol da Educação, uma vez que é convicto de que “a Educação é a locomotiva da humanidade”.

Sempre em busca de educação e qualificação, José Newton de Faria estudou em escolas estaduais, serviu o Exército Brasileiro, ingressando no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João del-Rei, conquistando novas colocações através de concurso público, chegando a cabo e sargento através da Escola de Sargento das Armas (ESA), localizada em Três Corações. Destaque em suas funções, chamou atenção dos comandantes, sendo convidado a atuar na 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Belo Horizonte.

Durante o período em que atuou na capital mineira, concluiu a graduação em Direito, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e logo deu os primeiros passos na carreira jurídica, mais uma vez, trilhando seu caminho através do êxito em concursos públicos, foi aprovado no concurso para delegado de Polícia e frequentou a ACADEPOL-MG em 1997. José Newton de Faria foi delegado na cidade de Uberaba no ano de 1998. Foi aprovado em concurso e exerceu o cargo de Defensor Público do Estado de Minas Gerais em Barbacena. Aprovado em concurso tomou posse no cargo de advogado da União em 2001, cargo que exerce até os dias de hoje. Neste período, atuou na Consultoria Jurídica do Ministério da Previdência e Assistência Social em Brasília, na Procuradoria Federal Especializada do INSS em Barbacena e Procuradoria Geral Federal de Minas Gerais, sendo lotado atualmente na Consultoria Jurídica da União em Minas Gerais.

Inicio das obras de construção da rede pluvial da Rua Enfermeiro José de Melo, bairro João Paulo.

A família, um dos valores no qual pauta seu trabalho e vida, foi o ponto decisivo para sua estreia na carreira política. Apesar dos diversos convites recebidos ao longo dos anos, José Newton de Faria decidiu apostar no pleito como vereador, somente após o aval da esposa e filhos. Desde o início teve como objetivo em sua campanha tentar corrigir alguns equívocos que existem. Filiado ao Partido Social Liberal (PSL) foi eleito na primeira candidatura, recebendo grande número de votos em quase todas as seções eleitorais da cidade de Barbacena.

 “Foi uma decisão da família pois a vida política traz consigo uma renúncia à qualidade de vida e tempo, junto aos familiares”

Em sua gestão como vereador, José Newton de Faria tem mantido os valores que pautaram sua vida pessoal e profissional. “Os valores mais importantes são Família, Educação e Trabalho. A educação é um trabalho que começa a ser desenvolvido pela família e acompanha a pessoa a vida inteira. Estes são valores que são muito importantes, pois o trabalho preenche te faz útil na sociedade, por isso, acredita em ‘Trabalhar sempre e estar ao lado da família sempre’”, explica.

Com atuação sempre voltada para a Educação, o vereador conseguiu renovar o contrato com a Empresa de Correios e Telégrafos, através do presidente Guilherme Campos, em Brasília-DF, e garantir o funcionamento do Projeto Social de Natação em Barbacena. O projeto que atende mais de 400 crianças da rede pública de ensino e seria extinto, ganhou força com a atuação do vereador sendo renovado até 2019. Atualmente o projeto só existe em duas cidades mineiras – Barbacena e Montes Claros. Para ele, esporte, educação, cultura e lazer estão juntos, pois um complementa o outro. “O esporte desenvolve e aprimora o funcionamento do corpo e da alma, propondo uma qualidade de vida melhor para as crianças participantes. Foi uma grande vitória!”, comemora.

Os grandes projetos são sempre voltados para o fomento da educação e garantia do trabalho e acontecem através principalmente da indicação de verbas para instituições como a APAE, São Miguel Arcanjo, Lar São Caetano, dentre outras. Outras vitórias que o vereador enumera e que trouxeram grandes benefícios para a população foram a permanência da agência dos Correios no Distrito de Correia de Almeida, a conquista de uma ambulância e de uma patrol para o Município de Barbacena, reformas, compra de maquinários, além do projeto de bloquetamento das ruas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

“Barbacena perdeu força política, econômica e de pólo regional e, sem dúvida nenhuma, precisa recuperar o que perdeu”.

José Newton de Faria acredita que todo o caminho que percorreu em sua vida profissional o capacitou para se tornar um bom vereador, e por isso, em razão dos tantos trabalhos realizados e resultados alcançados, tem recebido diversos convites para dar continuidade na carreira política e acredita estar preparado para realizar o projeto eleitoral. “Vou apresentar meu trabalho com os recursos que eu tenho, resgatar a representatividade e importância política de Barbacena, oferecendo um representante que mora, trabalha e ama a cidade de Barbacena. O representante político precisa ter identidade geográfica. É importante mostrar para o povo que é imprescindível escolher quem tem formação e qualificação e está preparado para fazer a gestão da coisa e dos recursos públicos. O país está falido em várias instâncias e escolher represente do povo que reside na sua cidade e região avaliza a importância regional de Barbacena, bem como a vinda de recursos para a cidade” conclui.

Texto: Flávia Pedrosa
*Revista Viva Minas Edição 14