Turismo & Lazer

Passo importante para recontar a história de Telê Santana e do futebol brasileiro em Itabirito

“Convênio entre Prefeitura de Itabirito e Secretaria de Estado de Turismo foi assinado para dar início aos projetos do Museu Telê Santana.”

A Prefeitura de Itabirito reafirmou, no dia 5 de julho, o compromisso de manter viva a história de Telê Santana. Em solenidade realizada no gabinete, foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Itabirito e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que formalizou o repasse financeiro para a elaboração dos projetos Museológico e Museográfico do Museu Telê Santana. O evento contou com a participação do filho do saudoso atleta, Renê, que é também presidente do Instituto Telê Santana.

Prefeito de Itabirito, Alex Salvador, assina convênio entre a Prefeitura de Itabirito e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur)
Prefeito de Itabirito, Alex Salvador, assina convênio entre a Prefeitura de Itabirito e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur)

 

Considerado um dos maiores treinadores do futebol brasileiro, Telê Santana terá em sua cidade natal um memorial que reunirá seu acervo, guardado carinhosamente por seu filho, que expressou sua emoção. “Nós temos aqui em Itabirito um personagem que tem em sua história mais de meio século de futebol. Além de uma brilhante carreira como jogador, Telê consagrou seu nome ao se tornar um dos melhores técnicos que o país já viu”.

Para Alex Salvador, o espaço é mais uma forma de dar visibilidade à cidade. “É importante para Itabirito reconhecer esse fenômeno futebolístico que foi Telê Santana. Além da brilhante carreira no futebol, o Telê era uma pessoa amiga, filho da nossa terra. Com o memorial, nossa cidade terá mais um motivo, de projeção nacional, para se orgulhar”.

Prefeito, representantes do Setur e Renê Santana firmam parceria para a elaboração do projeto.
Prefeito, representantes do Setur e Renê Santana firmam parceria para a elaboração do projeto.

 

Homenagem

O memorial do atleta será instalado na Praça da Estação, no prédio onde atualmente funciona a Biblioteca Pública. O projeto – que tem previsão para setembro de 2018, mês de aniversário da cidade – visa consagrar Itabirito como rota de turismo.

 

 
Bruna Fontes
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Itabirito
(31) 3561-4061