Sociedade

O que escrever no email ao enviar o currículo ou portfólio

Atire a primeira pedra quem nunca passou pela dificuldade de escrever o texto certo na hora de enviar um e-mail para concorrer a uma vaga? Saiba que essa dúvida não está restrita aos estudantes, muito profissional experiente ainda passa por esse problema.

Eu já sofri com essa dúvida, por isso vou compartilhar com vocês algumas soluções que encontrei para driblar o problema.

Antes mostrar o que colocar no corpo do e-mail eu separei algumas dicas básicas para você não ser eliminado antes mesmo do receptor abrir a mensagem.

1- Coloque no título do e-mail a palavra CV ou currículo

Ao escrever a palavra logo no título você elimina as chances de ser ignorado sem ao menos ter a mensagem aberta.

Algumas empresas fornecem um código para você colocar no título, fique atento para esse detalhe pois ele pode definir se a sua mensagem vai para a caixa de entrada ou da lixeira.

2 – Não use e-mails com apelidos ou pseudônimos

Pode parecer clichê dizer isso em pleno 2014, mas acredite, ainda vejo muita gente usando o fulanodosuperpop@hotmail.

Um e-mail com seu nome e sobrenome é a melhor saída.

3 – Endereço de e-mails duvidosos

Este é outro ponto que parece clichê em pleno “novo milênio”, mas eu ainda encontro estudantes e profissionais de comunicação usando aqueles e-mails que você era obrigado a criar para usar o seu provedor de internet.

O que escrever no e-mail quando você viu a vaga em um anúncio de emprego?

Ao encontrar uma vaga que foi anunciada em um site de empregos, blog, grupos no Facebook ou jornal você deve imediatamente pesquisar quem é a empresa que está contratando para poder ter dados para compor o texto e justificar a sua contratação.

Veja se o e-mail para envio de currículos possui o domínio do site de empresa como, por exemplo, contato@empresa.com.br. Pegue o endereço que está após o “@” e jogue no Google para entrar no site do contratante. Lá você vai descobrir quais os clientes que ela atende, os serviços oferecidos etc.

Como redigir o email

Comece com um “olá fulano”,se apresente em seguida e diga qual a vaga pretende se candidatar. Não dê bom dia, boa tarde etc, você não sabe o horário que o recrutador irá abrir o e-mail. se não souber o nome da pessoa e não estiver no e-mail de contato escreva apenas o “Olá”.

No segundo parágrafo diga porque deseja trabalhar na empresa. Coloque nesse ponto os dados que coletou no site e na web e justifique mostrando que as suas habilidades são ideais para elevar os resultados da empresa.

No terceiro parágrafo diga que o restante das informações sobre você e sua experiência profissional estão no currículo em anexo. Nada de escrever “currículum vitae”, ok? Pega mau usar esse termo hoje.

Assine, coloque o seu endereço do Linkedin, blog ou site e telefone. São os contatos mínimos para o contrate falar com você.

Antes de enviar, não esqueça de revisar o texto, revisar novamente e pedir para alguém mais safo do que você em português revisar.

Modelo de texto
Olá João!
Eu sou José Calazans, sou produtor de conteúdo e gostaria candidatar-me a vaga de planejamento de conteúdo na Publicidade S/A.
Sou publicitário com 6 anos de experiência. Já trabalhei em empresas como CN Comunicação na produção de conteúdo para empresas como LM Marketing e Red Mineradora.
Gostaria de entrar para o time da Publicidade S/A no intuito de ajudá-la a conquistar o seu segundo prêmio em Cannes.
João, em anexo está o meu portfólio para você conhecer o trabalho que desenvolvo.
Agradeço a oportunidade de concorrer a esse processo, e me coloco à disposição para esclarecimentos de eventuais dúvidas.

Att

José Calazans

Produtor de Conteúdo
(91) 9245-6678
josecalazans.net
linkedin.com/in/josecalazans

O e-mail é o primeiro contato entre você e vaga de emprego

O e-mail é o primeiro contato que você tem com a empresa, por isso é importante causar uma boa impressão. Uma mensagem mal redigida ou um anexo não enviado podem aumentar a distância entre você e os seus sonhos.

 

Fonte: http://www.camisanova.com