Tecnologia

O que é copywriting – e como essa técnica pode ajudar sua empresa a vender mais?

Copywriting se tornou um termo bastante conhecido no universo do marketing digital e essa técnica vem ganhando cada vez mais espaço devido à sua eficácia em relação aos resultados de conversão.

Assim como muitos termos do marketing, copywriting é uma palavra da língua inglesa, que pode ser traduzida como o ato ou ocupação de escrever textos para fins de publicidade e marketing.

Indo mais a fundo na definição, podemos dizer que se trata de escrever de forma persuasiva com o objetivo de convencer o cliente a praticar determinada ação, como cadastrar um e-mail ou até mesmo efetuar uma compra.

Atraia pelo conteúdo

Se você rompeu a barreira do online e finalmente deu seu primeiro passo no marketing digital, já deve ter percebido a importância de conteúdo de qualidade para que sua persona interaja com sua empresa, engaje nas redes sociais e venha a efetuar as ações esperadas.

Em outras palavras, para garantir o sucesso do seu negócio é preciso atrair pessoas através de conteúdo, e nada mais eficaz do que utilizar técnicas de copy para atingir esses objetivos.

Começando pelo título, que deve chamar a atenção do leitor para clicar e descobrir o que você pode oferecer a ele. Títulos diretos, Como Fazer, Perguntas ou notícias são alguns dos modelos utilizados que geram um alto número de cliques.

Outra técnica conhecida é utilizar o modelo dos 4Us na produção dos textos:

· Produto/serviço útil;

· Transmitir a ideia de benefício único;

· Solução ultra específica e

· Passar um senso de urgência.

Uma copy persuasiva precisa incluir certos elementos como foco no leitor, propósito do texto, afirmações específicas, credibilidade e oferta. Para que o seu texto cumpra o objetivo, outros elementos podem ser combinados sem exagero, como por exemplo, alguns gatilhos psicológicos:

· Reciprocidade – Oferecer algo positivo para receber uma resposta positiva.

· Escassez – Quando as pessoas acham que algo pode acabar, agem rapidamente para evitar perder a oportunidade de conseguir aquilo que está acabando.

· Aprovação social – As pessoas tendem a tomar decisões baseadas na atitude de outras pessoas.

· Afinidade – O ser humano também tem a tendência de se aproximar de outras pessoas que possuam características parecidas, como alguma habilidade ou mesmo uma dor.

· Autoridade – As pessoas tendem a respeitar e obedecer às ordens de quem consideram superior.

· Comprometimento – Quando uma pessoa assume um compromisso publicamente, ela se sente pressionada a cumprir com aquele compromisso.

Como implantar uma estratégia de Copywrting em minha empresa?

Com toda essa informação, provavelmente você está pensando como encaixar a produção das copys na rotina da sua empresa. Você pode até pesquisar mais a fundo sobre o tema e aprender sobre as diversas técnicas que vão ajuda-lo a escrever o conteúdo ideial, mas sabemos que a rotina administrativa de uma empresa não permite muito tempo para que os gestores possam dar a atenção necessária à esta tarefa.

Se você quiser manter o serviço interno, o ideal é contratar um profissional de publicidade e marketing, com as habilidades necessárias a um copywriter, para que possa desenvolver ações e estratégias com o conteúdo que será gerado. Supervisionar os projetos demanda menos tempo do gestor do que criar e participar de cada passo.

Outra opção é contratar uma agência de marketing para desenvolver estratégias e aplicar as copys da melhor forma possível para garantir os melhores resultados para sua empresa.

Independente da sua escolha, agora que você já entendeu o que é copywriting e como essa técnica poderá ajudar a sua empresa a vender mais, é hora de colocar as técnicas em prática e garantir um relacionamento mais lucrativo com seus seguidores e potenciais clientes. LEIA TAMBÉM: Como transformar seguidores em clientes?

Acompanhe nossa coluna quinzenal no site da revista Viva Minas e fique por dentro das dicas que vão ajudar a alavancar seu negócio.

Por Flávia Siqueira

Publicitária, jornalista, especialista em marketing digital. Com mais de 9 anos de experiência no mercado. Consultora em Marketing e Sócia na agência Qu4tro Digital.

Quer investir em marketing e não sabe por onde começar? falecom@qu4tro.com.br

Acesse: www.qu4tro.com.br

Instagram @agenciaqu4tro