Cultura

O barbacenense Difuzza lança CD com artistas renomados.
222

O cantor e compositor William Cândido, mais conhecido no meio musical independente como Difuzza, está lançando seu primeiro álbum solo, ‘Árvore no Céu’, já disponível nas principais mídias sociais em versões para audição gratuita ou download. São 12 canções autorais com pegada de nova MPB e pop contemporâneo e letras e arranjos que remetem ao ‘Clube da Esquina’ – icônico movimento musical surgido na década de 60 em Belo Horizonte que misturava elementos de Bossa Nova, jazz e rock melódico estilo Beatles sob o comando de Milton Nascimento e dos irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô) –, do qual Difuzza certamente bebeu da fonte. Não à toa, ele é mineiro de Barbacena, cidade com pouco mais de 100 mil habitantes, duas rádios, nenhuma emissora de TV e poucas casas de shows que o músico deixou para se aventurar por ruas, becos e palcos do eixo musical Rio/São Paulo/Belo Horizonte.

11182358_907922502604316_2536237807872332738_nComeçou na escola, fazendo rimas simples, dessas que se escutam muito por aí, continuou a evoluir e a tocar instrumentos, agora cerca de oito diferentes, do acordeon a bateria. Formou em outros cursos e teve outros empregos, em vão, aos 14 anos ele já tinha descoberto a vocação e ofício que desejava seguir, mas não pense que foi simples.

A trajetória profissional como cantor, compositor e multi-instrumentista foi marcada por altos, baixos e dificuldades. De amigos e parentes recebeu conselhos, incentivos, muita força para não desistir – e alguns “vái arranjar emprego de verdade”. Em 2015, uma participação no Rock in Rio trouxe novos ares à carreira do artista, que faturou o prêmio de Melhor Guitarrista por aclamação de um público formado por mais de 85 mil pessoas.

1655750_955696374500769_3768791689238809711_oDifuzza faz musicalização para qualquer idade, além de dar aulas em São Paulo e seus trabalhos sociais para crianças e jovens no interior de Minas Gerais. Feliz por ir em direção ao seu desejo, Difuzza relata “Conheci algumas cidades pela música, fiz amigos, e guardei muitas lembranças. Agora aos, 29, estou com esperanças, mesmo por estar à 500 km da minha família e amigos, a distância das coisas básicas, essências e a proximidade do meu sonho, de certa maneira me motivam. Eu tenho fé no meu trabalho e sei que as pessoas vão gostar muito do que preparei.”

Da convergência entre o turning point no Rio e os muitos crossroads e revezes que enfrentou em Minas e após a saída de Barbacena, nasce o sensível, honesto e maduro ‘Árvore no Céu’ – uma compilação das canções de Difuzza em mais de dez anos de estrada. A produção é de Patrick Laplan, primeiro baixista do Los Hermanos, com mixagem de Jorge Guerreiro, mago dos estúdios que costuma assinar trabalhos de Pitty, Titãs, Alceu Valença e João Donato.

10439369_807882882608279_2088422171370407576_n (1)No álbum, Difuzza canta e toca violão, acompanhado dos músicos Patrick e Alan Lopes e da backing vocal Led. Outra grande sacada é a delicada arte visual que representa cada uma das 12 faixas compostas por Difuzza, lindamente executada em preto e branco pela desenhista Samara Rodrigues.
Atualmente, Difuzza mora em São Paulo e divide seu tempo entre shows, participações em coletâneas, trabalhos de amigos e demonstrativos já distribuídos em mais de dez países, além de ministrar aulas de musicalização e participar de trabalhos sociais para crianças e jovens no interior de Minas Gerais.

CD ‘Árvore no Céu’ – Ficha técnica

Canções: 12 faixas, letras e músicas de Difuzza (Circo, Viva Vida, Sonhei Sonhar, Solúvel, Perfume, Décimo Andar, É Preciso, Sorrir Sorrir, Feira de Pessoas, Infinito Momento, Pôr do Sol, Até Já)

Produção: Patrick Laplan

Engenharia de áudio: Rennan Guerra

Mixagem: Jorge Guerreiro

Masterização: Lucas Macedo

Ilustrações: Samara Rodrigues

Comercialização: álbum full disponível para venda online, via downlad, em Google Play https://goo.gl/xKgr6P

Quanto: R$ 14,99

Tem mais Difuzza em…

Site: www.difuzza.com
Insta: www.instagram.com/difuzza/
Youtube www.youtube.com/c/difuzzatv
Face: Security Check Required