Cultura

MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI DISPONIBILIZA ACERVO NA INTERNET

Desde o último dia 7, todo o acervo do Museu Regional de São João del-Rei está disponível gratuitamente na plataforma online Tainacan, dentro do website da instituição. O inventário reúne informações e fotos de aproximadamente 500 obras. Além de apresentar os dados completos sobre a coleção, as fichas catalográficas possuem informações detalhadas sobre as obras, como período, autoria, origem e matéria prima, por exemplo.

O Museu Regional é a 13ª unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), dentre todas as 30, à aderir ao projeto. Dessa forma, a unidade são-joanense passa a se adequar à Resolução Normativa nº 2, de 2014, que faz parte da Política Nacional de Museus. Além do acervo museológico, o Museu Regional de São João del-Rei também tem planos de disponibilizar o seu acervo arquivístico, com documentos e fotografias da região.

TAINACAN

A plataforma Tainacan foi desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), voltada para o registro e divulgação de coleções museológicas na internet.

Além dos museus do Ibram, o Tainacan já digitalizou e disponibilizou diversos outros acervos, somando mais de 30 coleções de museus universitários e instituições municipais, estaduais e federais.

Fonte: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/