Cultura

Mostra de cinema de Tiradentes abre inscrições para oficinas

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de cinema da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Até 05 de janeiro, os interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial do evento. São 10 modalidades com oferta de 240 vagas, atendendo a públicos de diferentes idades e interesses. As oficinas integram o programa de capacitação que a Universo promove anualmente no âmbito do programa Cinema sem Fronteiras, com o propósito de colaborar para o desenvolvimento da indústria cinematográfica e na formação e capacitação técnica para o mercado de cinema. Além  disso, oferece oportunidades para a nova geração conhecer e aprender o ofício da sétima arte.

Uma das oficinas mais concorridas é a tradicional “Realização em Curta Digital” ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda). Neste minicurso de sete dias, o aluno participa da produção e execução de um curta-metragem, aprendendo todas as etapas do processo. Pela Oficina do Bigode já passaram alunos que se tornaram cineastas de destaques, como o carioca Bruno Safadi e o mineiro Gabriel Martins. São 35 vagas para público acima de 18 anos.

O credenciamento de imprensa também já está aberto e pode ser feito até 05 de janeiro pelo site oficial da mostra.

A Mostra de Cinema de Tiradentes também anunciou as homenageadas da edição especial comemorativa dos 20 anos do festival: as atrizes e cineastas Leandra Leal e Helena Ignez. O evento tem como tema “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, e acontece de 20 a 28 de janeiro, onde discutirá a produção cinematográfica em períodos de crise.

Informações Rádio São João del Rei