Saúde

MANCHAS BRANCAS NA PELE: um sinal de alerta.

Você provavelmente já viu ou conheceu alguém com manchas brancas na pele e provavelmente se perguntou o que eram. Bastante estigmatizadas e com múltiplas possibilidades de diagnóstico, este quadro é muito comum e pode ocultar doenças graves, apesar de em boa parte das vezes as manchas se originarem de patologias de fácil tratamento. Mas, a que, de fato, essas manchas podem representar?

1- PODEM SER MICOSE

A pitiríase versicolor ou “pano branco” é causada por um fungo e surge no tronco apresentando uma fina descamação. Este quadro pode ficar mais evidente após a exposição ao sol.

2- PODEM SER VITILIGO

Apesar de representar menor parte dos diagnósticos, o vitiligo é causado pelo ataque as células que produzem o pigmento da nossa pele e sua evolução está em alguns casos relacionada ao estado emocional do indivíduo.

3- PODEM SER HANSENÍASE

Bastante atenção com manchas brancas que possuem alteração na sensibilidade! A hanseníase é uma doença infecciosa causa por um bacilo , cuja manifestação inicial na pele é uma mancha esbranquiçada.

4- PODEM SER PITIRIASE ALBA

Indivíduos com pele seca e que tomam banho muito demorado podem desenvolver manchas brancacentas na pele. Caprichar na hidratação, utilizar sabonetes suaves e não utilizar buchas no banho podem ajudar neste quadro.

5- PODE SER LEUCODERMIA GUTATA

As “sardas brancas”, como são popularmente conhecidas, se formam devido a exposição ao sol acumulada durante a vida. Possuem caráter genético e são difícil tratamento.

Independente da causa, manchas brancas são um importante sinal de alerta e o dermatologista deverá ser sempre consultado assim que forem detectadas.

Postergar o diagnóstico é a opção menos segura e pode colocar o indivíduo em risco.

Faça regularmente o autoexame e caso detecte alguma mancha ou pinta branca, procure sempre seu dermatologista!

 

Texto: Dr Fábio Gontijo
Foto : Fler Creative Solutions

Dr Fábio Gontijo – médico dermatologista, membro titular SBD

instagram: @dr.fabio.gontijo

(31)3283-9996