Educação

Itabirito – Matemática além da sala de aula

1-6

 

Devido ao excelente desempenho na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, os alunos da Escola Municipal José Ferreira Bastos, em Itabirito, foram selecionados para integrar a delegação do Brasil na 4th International Youth Convetion on Commerce & Economics (IYCCE) que ocorrerá de 28 a 31 de outubro de 2017, no World Unity Convention Center, em Lucknow, na Índia.

Com incentivo do professor de matemática Roberto Arlindo Pinto, as provas da Olimpíada foram executadas em turmas, escolhidas de acordo com o melhor desempenho de cada série, durante o mês de abril. Em junho, foram divulgados os resultados e quatro equipes foram premiadas, a nível estadual e nacional (6º ano – sala 105: ouro estadual e nacional | 7º ano – sala 107: ouro estadual e nacional | 8º ano – sala 112: prata estadual e bronze nacional |9º ano – sala 120: prata estadual e nacional).

Para o professor, que também promove o grupo de estudos “Matemática em Foco”, “esta foi uma oportunidade ímpar de olhar a disciplina com outros olhos e aprender a trabalhar de forma colaborativa dentro e fora da sala de aula”.

Sobre a competição

A IYCCE é a mais importante competição internacional para estudantes da educação básica voltada para a Economia, o Empreendedorismo, a Gestão de Negócios e o Marketing, idealizada pela City Montessori School. Inspiradas no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (Relatório Delors), que propõe que a Educação neste século deve se basear em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Participarão 500 estudantes de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de diferentes partes da Índia e do mundo.

 
Bruna Fontes
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Itabirito
(31) 3561-4061