Cultura

Itabirito – Casa de Cultura comemora 26 anos

Entre os dias 1° e 4 de setembro, Casa de Cultura Maestro Dungas recebeu diversos eventos; programação especial segue até 30 de setembro

De samba no pé a palestra sobre relações humanas, a programação dos 26 anos da Casa de Cultura Maestro Dungas começou em alto nível. Entre os dias 1° e 4 de setembro, um dos principais símbolos culturais de Itabirito recebeu várias atrações especiais e centenas de pessoas. As atrações seguem até o dia 30 de setembro.

SerestaA abertura das comemorações ocorreu no dia 1°, com a apresentação da Seresta Descendo a Ladeira, sob regência do maestro Flávio Bastos Abbas. A programação de sexta-feira ainda contou com exibições de curtas-metragens do Cine Inconfidentes. Estiveram em cartaz produções como Ex-ET, Garoto Barba e Nocaute, protagonizado pelo ator carioca André Ramiro.

André RamiroAo fim da noite, Ramiro participou de um bate-papo com o público e exaltou a trajetória da aniversariante Casa de Cultura. “São 26 anos. É uma vida em prol da arte, em prol do crescimento cultural da cidade”. O ator, que ganhou destaque em Tropa de Elite, aproveitou a oportunidade para repassar a própria trajetória. “A cultura e a arte são instrumentos que podem transformar a vida das pessoas positivamente”, assegurou.

Lançamento do CD de Pirulito da Vila

Pirulito da Vila

No sábado, dia 2, a atração foi o lançamento do CD Tudo Começa em Samba, de Pirulito da Vila. “Para mim, que sou da cidade, ser prestigiado pelo público daqui é uma satisfação enorme, principalmente lançando um trabalho totalmente autoral”, comentou o sambista, que fez duetos no palco com Silvia Gommes e Ricardo Barrão. “Ver a aceitação do público, cantando e participando como neste show, é muito gratificante. Só tenho a agradecer”.

Apresentação do Coral Libre Cantare

Libre Cantare

Na noite de domingo, dia 3, o público pôde se deliciar ao som das músicas sacras do coral Libre Cantare. O espetáculo ficou repleto de fãs. “Foi a primeira apresentação do ano. Estamos nos preparando para gravar um CD com músicas sacras de compositores brasileiros e para a viagem a Anápolis/GO, em outubro”, revelou o regente Leandro Dantas.

Palestra com Tio Flávio Cultural

Tio Flávio

Nessa segunda, dia 4, foi a vez de os itabiritenses prestigiarem a palestra Sonhar e Realizar, com Tio Flávio Cultural. O professor visa estimular as pessoas a entender as mudanças pelas quais passamos para compreender a importância dos sonhos e das realizações. “Nós devemos pensar um pouquinho a nossa vida, o nosso dia a dia, na correria que a gente promove e o que a gente tem ganhado com isso. Nosso foco é chegar ao coração das pessoas para mostrar a elas que há possibilidades diversas e que a gente tem que sonhar”, explica Tio Flávio.

Eventos são sucesso de público e crítica

A programação agradou a todos os gostos. Aluna do Atelier de Artes Integradas, Emanuelle Cristina Malaquias da Silva exaltou o contato com André Ramiro. “Muito legal. Motiva, e a gente não pensa que está aqui por nada. Estou aqui porque eu sou alguém e vou procurar fazer a diferença no mundo”. A professora Ana Lúcia Ferraz esteve no show de Pirulito da Vila. “Muito boa essa programação. Eu gosto muito de samba e vim prestigiar”. Já Jussara Serra aprovou o conteúdo da palestra com Tio Flávio. “Eu achei ótimo. Me ajudou muito no sentido de ver a vida melhor e também fazer pelo outro, valorizar o presente”.

Bruna Fontes
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Itabirito
(31) 3561-4061