Cidades

Inscrições abertas para as oficinas da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas que integram o Programa de Formação da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 24 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020. Os interessados devem ler o regulamento e preencher o formulário disponível no site oficial do evento (www.mostratiradentes.com.br) até 10 de janeiro.

Destaque para a diversidade de abordagens da linguagem e do fazer cinematográfico para as diferentes faixas etárias das oficinas. São 10 modalidades, com oferta de 260 vagas para atender a variados públicos e interesses. Todos os anos, a Mostra Tiradentes oferece formação e capacitação técnica para o mercado de cinema, com oportunidades para a nova geração de atores e realizadores.

Uma das mais concorridas oficinas de 2019, terá uma nova edição em 2020. Dramaturgias do Corpoespaço, ministrada por Marcelo Aquino – RJ, pretende oferecer propostas de treinamento, improvisação e composição para intérpretes, transitando na fronteira entre diferentes formas de expressão artística.

Direcionada para profissionais que têm interesse em atuar com direção de fotografia, a oficina Cinematografia, a Fotografia em Movimento, com o instrutor CleumoSegond Carvalho Cruz – RJ, abordará o ensino básico necessário na área da iluminação, cor, exposição à luz, manuseio e operação das câmeras e nas técnicas e linguagem do documentário e da ficção, essenciais para a utilização com eficiências das novas câmeras digitais.

Para professores, educadores, familiares e interessados em temas como filme educação e ferramentas e tecnologias audiovisuais de ensino-aprendizagem, Igor Amin – MG conduzirá a oficina Como educar as crianças no mundo das telas?.O objetivo da atividade é propor a relação adulto-curador e criança mentora para que juntos utilizem as telas em prol da expansão da consciência e do desenvolvimento interpessoal no contexto das linguagens audiovisuais expandidas.

A criação de um roteiro ficcional colaborativo estará em foco na oficina Roteiro Colaborativo, a ser ministrada pelas instrutoras paulistas Thais de Almeida Prado e Julia Katharine. Por meio de exemplos e exercícios, a atividade dará foco ao trabalho de escrita conjunta entre atores, roteiristas e diretores.

As etapas da produção audiovisual de ficção e documentário para TV e Cinema serão abordadas na oficina Produção para TV e Cinema, ministrada pela produtora mineira Julia Corgosinho Nogueira. Os participantes conhecerão os detalhes do trabalho do produtor, passando pelas etapas de preparação, pré-produção, produção/filmagem, desprodução e pós-produção.

Apresentar os aspectos teóricos e técnicos envolvidos na produção sonora e nos efeitos de som de um filme é o objetivo da oficina Produção Sonora para filmes de Animação e Ficção, ministrada por Alexandre Jardim, do Rio de Janeiro. 

Como já é tradicional, a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes realiza também oficinas para o público jovem, proporcionando férias de diversão e aprendizado.Para as crianças de 8 a 11 anos, interessados na relação natureza e tecnologias, Igor Amin/Instituto Mundos – MG ministra a oficina Jogo dos Mundos. Por meio degamificação audiovisual utilizando aplicativo de celular construtor de narrativas em filmes e realidade virtual, os participantes irão aprender a produzir vídeos para inspirar a sociedade a partir da visão de mundo das crianças.

Para os jovens de 11 a 14 anos,a oficina Cinema e Artes Plásticas – Histórias Curtinhas, com a instrutora Daniella Penna – MG, propõe produzir histórias em vídeo a partir da construção de narrativas e cenas curtas, utilizando linguagens e materiais variados. 

Já a oficina Processo Criativo de Produção Audiovisual, ministrada por Vinicius Mantovani Contrera Toro -SP, tem como objetivo incentivar os alunos, de 12 a 16 anos, a participarem de um processo criativo de produção cinematográfica de maneira lúdica e envolvente, ao mesmo tempo que exploram elementos da linguagem audiovisual desenvolvendo o pensamento e o olhar crítico.

E a Criação Para Web, será o tema da oficina de Sergio Rossini-RJ, voltada para jovens de 15 a 21 anos. A atividade visa desenvolver a sensibilidade e exercitar a criatividade dos alunos, com o objetivo de prepará-los para criarem, produzirem e difundirem seus próprios conteúdos na internet (youtube, vimeo ou outras plataformas).

Confira abaixo as oficinas que serão ministradas na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

  • PÚBLICO ADULTO

DRAMATURGIAS DO CORPOESPAÇO

Instrutor:  Marcelo Aquino – RJ 

Período: 25 a 27 de janeiro de 2020 – sábado a segunda-feira

Horário: 14h30 às 18h

Carga horária: 10h30

Número de vagas: 30

Faixa etária: a partir de 18 anos

CINEMATOGRAFIA, A FOTOGRAFIA EM MOVIMENTO

Instrutor: Cleumo Segond Carvalho Cruz – RJ

Período: 25 a 27 de janeiro de 2020 – sábado a segunda-feira

Horário: 9h às 13h

Carga horária: 12h

Número de vagas: 30

Faixa etária: a partir de 18 anos

Pré-requisitos: Conhecimento básico em fotografia

COMO EDUCAR AS CRIANÇAS NO MUNDO DAS TELAS?

Instrutor: Igor Amin -MG

Período: 27 a 29 de janeiro de 2020 – segunda a quarta-feira

Horário: 9 às 13h

Carga horária: 12h

Número de vagas: 25

Faixa etária: a partir de 18 anos

ROTEIRO COLABORATIVO

Instrutoras: Thais de Almeida Prado e Julia Katharine – SP

Período: 27 a 29 de janeiro de 2020 – segunda a quarta-feira

Horário: 27 e 28/01 – 14h às 18h e 29/01 – 14h às 18h30

Carga horária: 12h30

Número de vagas: 20

Faixa etária: a partir de 18 anos

PRODUÇÃO PARA TV E CINEMA

Instrutora: Julia Corgosinho Nogueira | MG

Período: 28 a 31 de janeiro de 2020 – terça a sexta-feira

Horário: 13h30 às 18h

Carga horária: 18h

Número de vagas: 30

Faixa etária: a partir de 18 anos

PRODUÇÃO SONORA PARA FILMES DE ANIMAÇÃO E FICÇÃO

Instrutor: Alexandre Jardim – RJ 

Período: 30 e 31 de janeiro de 2020 – quinta e sexta-feira

Horário: 9 às 13h

Carga horária: 8h

Número de vagas: 20

Faixa etária: a partir de 18 anos

  • PÚBLICO JOVEM

JOGO DOS MUNDOS

Instrutor: Igor Amin/InstitutoMundos

Período: 27 a 29 de janeiro de 2020 – segunda a quarta-feira

Horário: 14h30 às 17h30

Carga horária: 9h

Número de vagas: 25

Faixa etária: 8 a 11 anos

CINEMA E ARTES PLÁSTICAS – HISTÓRIAS CURTINHAS

Instrutora: Daniella Penna – MG

Período: 28 a 31 de janeiro de 2020 – terça a sexta-feira

Horário: 14 às 17h

Carga horária: 12h

Número de vagas: 20

PROCESSO CRIATIVO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 

Instrutor: Vinicius Mantovani Contrera Toro |SP

Período: 29 a 31 de janeiro de 2020 – quarta e sexta-feira

Horário: 14h às 18h

Carga horária: 12h

Número de vagas: 20

Faixa etária: 12 a 16 anos

CRIAÇÃO PARA WEB

Instrutor: Sergio José Santana Rossini | RJ 

Período: 30 a 31 de janeiro de 2020 – quinta e sexta-feira

Horário: 13h30 às 17h30

Carga horária: 8h

Número de vagas: 30

Faixa etária: 15 a 21 anos

Informações da Mostra de Cinema de Tiradentes