Gastronomia

Festival da Quitanda de Congonhas resgata delícias da culinária mineira

“Tradicional Festival da Quitanda chega em sua 18ª edição reunindo deliciosas quitandas e um grande show com o cantor Alceu Valença.”

Todo mineiro que se preze adora uma broa de fubá, um café quentinho e uma boa prosa. Em Congonhas, há 18 anos foi criado o Festival da Quitanda, que através das mãos de dedicadas quitandeiras de Congonhas e região fazem do festival uma grande referência gastronômica no estado. Este ano o evento acontece dias 18 e 19 de maio, na Romaria.

alceu_valenca_-_divulgacao_assessoria_s2publicomNo sábado, 18, à partir das 20h, acontece a Noite de Caldos e Violas que promete aquecer o público com os tradicionais caldos de feijão, canjiquinha, mandioca e abóbora. O cantor pernambucano Alceu Valença, dono das famosas canções “La Belle de Jour”, “Morena Tropicana” e “Ai que saudade dócê”, se apresentará às 21h, e será a principal atração da noite.

Já na manhã do domingo, 20, a partir das 9h, os quitutes estarão à espera dos visitantes. Serão realizadas atividades culturais – com apresentações de música de raiz e de congados -, concurso de receitas e comercialização, em 45 stands, dos quitutes e especiarias das mais tradicionais famílias de Congonhas e região. Todo ano também é oferecido o Chá de Congonha acompanhado do famoso cubu (feito com fubá de moinho d’água, enrolado na folha de bananeira).

quitandas-1020x680

O Festival este ano terá um diferencial: as receitas concorrentes terão de ter em sua composição um ingrediente comum, que será o milho ou seus derivados, aguçando, assim, a criatividade e harmonização das (os) quitandeiras (os) na elaboração de suas receitas. É confeccionado também o Caderno de Receitas do Festival da Quitanda, com as receitas de todas as quitandas concorrentes de Congonhas.

{E5D1B2B4-1DDA-CD10-D416-ADB8E5BCD0BA}

Há também um concurso de quitandas e premiações nos seguintes quesitos: a Quitanda “Prata da Casa” (melhor quitanda de Congonhas), “Quitanda Regional” (melhor quitanda dentre as demais cidades participantes), Quitanda “Comércio Especializado” (melhor quitanda dentre as padarias, confeitarias e supermercados participantes) e “Melhor Stand” (melhor ornamentação da barraca).

 

0a2c5129-282b-4105-8d14-7e53219cace3Nathália Coelho da Cunha – 31 anos

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Conselheiro Lafaiete.
Pós-graduada em Administração e Marketing pela faculdade UNINTER.
Jornalista, assessora, colunista e freelancer.

Parceira e jornalista na Revista Viva Minas, de Barbacena.
Ex coordenadora de Comunicação no Museu de Congonhas.
Ex assessora de imprensa na Prefeitura de Congonhas.