Turismo & Lazer

Fernando de Noronha – O paraíso é aqui
IMAG0020

IMAG0019

Muito poucas pessoas já tiveram o privilégio de morar no paraíso. Uma delas sou eu.

Entre 2003 e 2004 morei no arquipélago de Fernando de Noronha onde gerenciei a Melhor Pousada do brasil, a Zé Maria. Então, de certa forma me sinto abalizada para falar de turismo em Noronha, e podem ter certeza, existe uma Noronha para cada um de vocês!

Em Fernando de Noronha você pode mergulhar, surfar, fazer rapel, trilhas, dançar, ou simplesmente, não fazer nada e curtir o visual, além de comer bem, se divertir muito, dormir gostoso e, é claro, renovar suas energias.
Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas, que teve origem na erupção de um vulcão submarino. Isso mesmo! As várias erupções desse vulcão formaram uma cordilheira de montanhas que estão embaixo do mar, a 4.200 metros de profundidade. E Noronha é só a pontinha dessa cordilheira, ou seja, apenas a parte que sai para fora da água.

É um santuário ecológico pela riqueza do seu ecossistema, totalmente isolado pelo mar com uma flora específica e uma fauna marinha de grande diversidade. Em outras palavras… você vai mergulhar e conhecer um mundo só visto nos melhores programas de televisão sobre o fundo do mar. Muito além das belezas naturais, Noronha se destaca pelo calor humano do noronhense que faz de tudo para que você se sinta ainda mais a vontade em seu pedacinho de paraíso. Eles fazem parte da “Experiência Fernando de Noronha”.

Entre tantas aventuras, fica a garantia de que você viverá experiências inesquecíveis nessa ilha e voltará para casa com o coração apertado de saudade e uma grande certeza: é impossível não amar Noronha e não voltar um dia! se você pensa que Noronha só é legal para quem gosta de mergulhar, está muito enganado. É claro que você vai ficar maravilhado com a beleza das praias de Noronha. Afinal, elas estão entre as mais lindas do mundo!

Um bom começo é fazer o passeio ilha tour para conhecer as principais num único dia. Assim você já sabe onde quer voltar com mais tempo durante a viagem. Não deixe de ir ao sancho, sueste e Leão. Comece caminhando na praia do Bode e vá até a Baía dos Porcos. E passe um final de tarde na praia da Conceição. Quem pensa que dá para aproveitar Fernando de Noronha apenas durante o dia, está enganado! A ilha tem uma vida noturna simples, mas com várias opções de lazer e diversão. tudo pode começar com uma boa palestra no Projeto Tamar, aprendendo um pouco sobre as curiosidades de Noronha. depois, você escolhe: pode sair pra jantar num lugar legal, petiscar em alguns bares com música ao vivo ou até mesmo arriscar uma baladinha. uma coisa é certa: não exagere, pois no dia seguinte vale a pena acordar cedo para aproveitar os passeios e se aventurar nas belezas de Noronha…

Por fim, quero falar de algumas coisas que você não pode deixar de fazer ao visitar Fernando de Noronha. antes mesmo de chegar lá, saiba que um bom passaporte para o pleno desfrute da ilha se chama Expedito Elias. Ele trabalha na administração da ilha, é querido por todos, e sempre poderá lhe dar um suporte extra. Outros nomes que você deverá ter em mente: Zé Maria, Tuca Sultanum, Auricélio Romão e Cachorrão. Zé Maria é o Cara. Foi meu patrão na pousada Zé Maria, entende tudo de Noronha, de pesca, de gastronomia, e é o melhor papo que você vai encontrar. sem contar que sua pousada e o festival gastronômico são paradas obrigatórias para quem visita Noronha.

O Tuca é o filho do homem, e o cara mais descolado e antenado, sócio do Bruno Gagliasso na Amo Noronha, e quem vai te colocar em todas as boas vibes da ilha. Auricélio Romão é o Chef de Cozinha que vai te levar a uma viagem gastronômica, e Cachorrão é o nome mais folclórico e amado de Noronha, que vai te guiar literalmente pela ilha.

Abasteça-se de animação e confirme seu próximo destino para Fernando de Noronha. vai ser a viagem de sua vida.

IMAG0029