Economia

Faça você mesmo – A cultura do Do It Yourself está de volta

A cultura do DIY, sigla inglesa para a expressão Faça Você Mesmo, está de volta e tem atraído diversos adeptos. A ideia de “botar a mão na massa” tem chamado a atenção dos brasileiros, seja para evitar gastos ou até mesmo como forma de terapia.

O retorno e crescimento dessa cultura é explicado pelos hábitos dos mais jovens em pesquisar por tutoriais no Youtube, que vai de um pequeno objeto a reformas de móveis e pequenos espaços.

Essa mudança no hábito da população se deve, em grande parte, da relação direta com a internet e através da colaboração promovida por ela através de centenas de tutoriais disponíveis na rede social, e que facilitam o aprendizado de diversas atividades por pessoas não especializadas. Os vídeos ensinam as pessoas a aproveitarem o máximo de recursos que têm para fazer em casa, usando ferramentas básicas e produtos acessíveis financeiramente e de fácil aplicação, atividades que normalmente pagariam para serem feitas caso não tivessem acesso aos tutoriais.

Conheça alguns canais brasileiros de DIY

Maddu Magalhães – o canal é muito diversificado, com tutoriais geeks, de decoração, presentes para datas comemorativas, beleza e até algumas comidinhas e dicas de customização de roupas

tumblr_inline_nizxmaOtDV1t5yv17

Diycore com Karla Amadori – este canal é voltado para tutoriais de decoração, ensina a fazer móveis e outros objetos que estão em alta.

header

Dica da Ka – tutoriais de customização de roupas e acessórios, e tutoriais de decoração inspirados no Pinterest

-1071137459

Flávia Siqueira

Foto: Divulgação