Sociedade

Exposição “Sobre Bichos” é destaque na Semana da Criança

Artista, que já expôs na Europa e Austrália, apresenta sua obra pela primeira vez em São João del-Rei.

Entre os dias 8 e 11 de outubro, o Museu Regional apresenta uma programação especial em comemoração à Semana da Criança. Serão apresentações de fantoches e intervenções de palhaças, além da inauguração da exposição “Sobre Bichos”.

De autoria da paulistana Tatiana Clauzet, a mostra fica aberta à visitação a partir da quinta-feira, 11, e apresenta cerca de 30 obras em acrílico sobre tela e guache sobre papel. Atualmente morando no Estado do Rio de Janeiro, Tatiana fez residência artística na Egon Schiele Art Centrum, na República Tcheca, e já realizou mais de 15 exposições em São Paulo, Rio de Janeiro, Austrália e República Tcheca.

Dividida em duas séries distintas, a exposição apresenta imagens de animais da fauna brasileira que envolvem, segundo a artista, o natural e o místico. “‘Sobre bichos’ é uma pequena homenagem a nossa fauna que, em toda sua cor, forma e alma enriquece nossas matas e merece ser respeitada, protegida e admirada”, comenta Tatiana.

As apresentações de fantoche e intervenção de palhaças ocorrem ao longo da semana. Na segunda-feira, 8, acontece a apresentação de fantoches, em parceria com quatro escolas da cidade. As peças, baseadas em lendas indígenas, foram concebidas pela estudante do curso de Teatro da UFSJ e estagiária do setor educativo do Museu, Paola Andrade.

A intervenção de palhaças será nos dias 9 e 11 de outubro, em parceria com escolas municipais de São João del-Rei. Serão performances de palhaçaria apresentadas dentro do ambiente escolar, para alunos do Ensino Fundamental.

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Serviço
Teatro de Fantoches: 8 de outubro, das 9h30 às 15h30.
Intervenção de palhaças: horários variados à depender das escolas parceiras.
Período de visitação da exposição: de 11 de outubro à 11 de novembro de 2018.