Saúde

Exagerei nas confraternizações e agora?

“Dicas de alimentos que irão auxiliar no detox do organismo.”

Final de ano, confraternização do trabalho, dos amigos, da família; ceia de natal; ano novo e tudo isso regado geralmente de exageros, muita comida e bebida, gerando um desconforto muito grande ao nosso organismo e adiando um pouco o famoso “projeto verão”, não é mesmo?

Primeira coisa a ser feita é voltar à rotina e deixar de lado tudo que sobrou das confraternizações. Depois adicionar a sua alimentação, alimentos com funcionalidade detoxificante, que pode diminuir os sintomas causados pelo excesso de comidas e bebidas.

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Irei listar alguns alimentos que vão ajudar a dar reequilíbrio ao corpo, diminuindo assim os vários sintomas dos exageros das festas de final de ano, sendo eles:

– Água e agua de coco: A hidratação é muito importante para que as toxinas sejam eliminadas pelo organismo e para a reposição de sais minerais.

– Oleaginosas: Castanha do para, castanha de caju, amêndoas, avelã, nozes. Todas essas possuem ação anti-inflamatória, antioxidante; são fontes de selênio, de manganês, de vitamina E, de minerais e de vitaminas; auxiliam na

saciedade por serem fonte de gorduras boas. Uma sugestão é consumi-las em lanchinhos intermediários com frutas.

– Hortaliças Brássicas: Brócolis, couve flor, couve manteiga, repolho, rúcula, mostrada, agrião, rabanete, etc. São fundamentais no processo detox, são ricos em enxofre, fibras, vitaminas e minerais. E atua na prevenção do câncer. Podem ser usadas em saladas, refogados, salgados, sucos, etc.

– Alho: É anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano e antiviral. Deve ser consumido preferencialmente cru. Uma boa dica é amassá-lo e colocá-lo dentro de um recipiente com azeite.

– Cebola: Rica em vitamina C, em manganês e em vitaminas B6 e B9, é uma boa fonte de potássio. Deve ser descascada com cuidado para não retirar a parte funcional dela, que está nas partes mais externas. Deve ser consumida preferencialmente crua, por exemplo, em saladas.

– Gengibre: É anti-inflamatório, antioxidante, termogênico natural, melhora a circulação e tem ação digestiva. Pode ser usado em sucos, chás, etc.

– Açafrão da terra (cúrcuma): É antioxidante, antifúngica, anti-inflamatória, antitumoral, antiviral, cicatrizante, hipoglicemiante, neuroprotetora, e imunomoduladora. Pode ser utilizados em sucos, saladas, carnes, ovos, etc. Para preservação de suas ações é importante acrescentar após as preparações prontas.

– Limão: Ricos em vitamina C tem ação antioxidante. Podem ser usados em sucos, saladas, shots matinais, etc.

– Frutas vermelhas: Cerejas, morango, mirtilo, amoras, açaí, etc. São anti-inflamatórias e antioxidantes. Podem ser usadas em sucos, smothies e lanches intermediários.

– Cereais integrais e leguminosas: Arroz integral, aveia, grão de bico, lentilha,ervilha, etc.; são ricos em fibras solúveis capazes de reduzir toxinas e favorecer a detoxificação Podem ser usados em frutas, salgados, tortas, etc.

Não existe formula exata, mas os alimentos listados devem e podem ser utilizados ao longo do dia, para que intensifique e melhore o processo de detoxificação, visto todos os exageros causados pelas festas de final de ano.

Durante esse processo “detox”, evite consumir alimentos industrializados, açúcares, bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, café, refrigerante.

Lembrem-se, equilíbrio é tudo!!!

Segue uma receitinha para colocar em prática as dicas:
RECEITINHA

Suco detox

Ingredientes

1 maçã

1 folha de couve

50 ml de água de coco

1 lasca de gengibre

100 ml de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou numa centrífuga de modo que o suco fique com uma consistência homogênea.

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É importante ressaltar que tais alimentos são mencionados de forma geral, sem levar em conta as particularidades de cada individuo.

Para um acompanhamento mais individualizado procure um Nutricionista.

Espero que essas dicas, sejam úteis a vocês!

Beijinhos da Nutri e boas festas! ♥

 

IMG_8332Luciene Rocha

Graduada em Nutrição pela Faculdade Santa Rita – FaSaR

Pós graduanda em Nutrição Esportiva Funcional na VP Centro de Nutrição Funcional

Telefone para contato: (31) 99922-7248

Instagram: @nutri.lucienerocha