Educação

Educação Infantil pautada pela inovação

Colégio Nortear iniciou atividades no condomínio Alphaville há cerca de um ano. Proposta pedagógica sustentável e inovadora é conceito do Grupo NEED há mais de uma década na capital.

Com uma pauta de inovação e foco em uma educação personalizada, o Colégio Nortear chegou recentemente ao condomínio Alphaville e já vem consolidando seu método para alunos do Infantil ao Fundamental. Apesar do pouco tempo de atividade, a instituição herdou uma cultura de sucesso que está no mercado de Belo Horizonte há mais tempo.

O colégio é mantido pelo Grupo NEED, que possui três unidades da escola canadense Maple Bear nos bairros Gutierrez, Santa Lúcia e Alphaville Lagoa dos Ingleses. No segundo semestre de 2017, o grupo adquiriu a então unidade da escola SEB que, desde o ano passado, tornou-se o Colégio Nortear, trazendo uma proposta pedagógica própria, herdada da experiência do grupo nos mais de dez anos de mercado educacional. Idealizada pelo educador mineiro Eustáquio Machado Coelho, a fundação do grupo ocorreu em parceria com as filhas Luciana, Mariza e Renata Coelho. Um dos pilares do projeto pedagógico é por meio da promoção de uma educação voltada para o engajamento de alunos no tema da sustentabilidade. Sua missão consiste em formar estudantes conscientes, capazes de transformar a sociedade, construindo um mundo solidário em que o pensamento no bem comum seja uma premissa para o engajamento dos discentes.

O Nortear é direcionado a alunos da educação infantil a partir de dois anos de idade e ensino fundamental I e II, com turno de aulas regulares na parte da manhã, e integral com aulas extracurriculares no período da tarde. O trabalho de educação infantil acontece com turmas reduzidas para atender as individualidades dos alunos, com planejamento e preparação de atividades lúdicas de acordo com as diferentes faixas etárias para desenvolver os campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No ano passado foi iniciado o processo de melhoria e inovação do Colégio Nortear com a montagem de um laboratório de tecnologia e a oferta no turno integral de atividades de robótica. Já o projeto Mind Makers foi incorporado ao programa curricular do ensino fundamental. Para o segundo semestre, há a previsão de implantação do aplicativo de agenda escolar e portal do sistema acadêmico, o que facilitará a comunicação e o compartilhamento da vida escolar do aluno com as famílias através do celular.

Para a diretora financeira e de comunicação do Grupo NEED, Renata Coelho, a formação infantil tem uma grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, pois é o momento das descobertas, das curiosidades e do estímulo pelo aprendizado. “As instituições de ensino de qualidade terão um papel fundamental nesse processo que se inicia na educação infantil e deve ser contínuo e integrado, na formação do aluno de maneira holística, complementando a educação familiar. É o que buscamos com o projeto do Colégio Nortear”, explicou. O Colégio Nortear está localizado no condomínio Alphaville, na Avenida Princesa Diana, 665. Para mais informações acesse colegionortear.com.br ou entre em contato através do telefone (31) 3330-1122.

Texto: Rodrigo Bertolino
Fotos: Grupo NEED