Turismo & Lazer

Do pé à xícara: roteiro completo para conhecer o café de São Lourenço

Viajar por Minas Gerais sem ter um pão de queijo com café incluídos no roteiro não é uma experiência genuinamente mineira. Aliás, por aqui, tudo é motivo para um cafezinho: seja para dar um gás no trabalho, receber uma visita, dar aquela pausa nas atividades. A gente sempre arruma uma boa desculpa para mais uma xícara — ou uma caneca bem cheia, para os verdadeiros amantes da bebida.

No entanto, se você for para os lados da Serra da Mantiqueira, mais especificamente em São Lourenço, vai experimentar não só o sabor inconfundível de um bom café quente e fresquinho, como também vai aprender todo o seu processo de produção.

Sim, na Rota do Café Especial, o visitante da cidade mineira tem a chance de conhecer desde as plantações até o momento de passar o pozinho no coador — de preferência aquele de pano, bem caseiro, com gosto de fazenda ou casa de vó.

Rota do Café Especial

O passeio é promovido pela Unique Cafés, marca da região que já foi eleita diversas vezes a melhor do mundo. A experiência, que pode ser individual ou em grupo, é uma verdadeira aula sobre a história do café no Brasil e no mundo.

O visitante também descobre como escolher e separar os grãos e aprende a preparar aquele cafezinho de qualidade. Na Fazenda Sertão, com 800 hectares e 1 milhão de pés de café plantados, você nunca mais vai beber sua dose da mesma maneira.

Depois da visita guiada — que ainda tem a opção de vir acompanhada de vários cursos, treinamentos e aperfeiçoamento para os amantes e profissionais do café —, o visitante participa de uma degustação, com vários quitutes mineiros, incluindo o autêntico pão de queijo.

Passeio de balão e pôr do sol

Para deixar o programa ainda mais especial, ainda é possível adicionar o balonismo ao passeio ou contemplar o pôr do sol na Pedra do Rapel, a 1400 metros de altura. Assim, você vê os cafezais de um ângulo perfeito: das alturas! A vista, privilegiadíssima, contempla as plantações e as mais belas paisagens das montanhas de Minas.

Banho de Café

Considere o que acabou de ler ao pé da letra: em São Lourenço, você toma um banho de café, literalmente. A experiência é única, o banho é revigorante (assim como a bebida) e traz vários benefícios para a saúde e para a pele.

Numa cidade como São Lourenço, em que as temperaturas no inverno chegam a marcar 0°C, ter todo esse contato com o café dá mais vontade ainda de tomar uma xícara bem quentinha. E, é claro, de planejar a viagem! Se você quiser incluir nela os passeios, é só fazer as reservas pelo reserva@rotadocafeespecial.com.br ou pelos telefones (35) 3331-1086 e (35) 9 8417-5735.

A Unique Cafés fica na Rua Wenceslau Braz, 35, São Lourenço, Minas Gerais. Os horários de atendimento são de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 13h.

Texto: Walquíria Domingues Fotos: Lucas Amorelli