Cidades

Desenvolvimento econômico de Queluz a Conselheiro Lafaiete

Com quase um século de atuação, ACIAS promove o desenvolvimento do Alto Paraopeba

Após 90 anos completos de atuação da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete (ACIAS), a entidade é parte importante da história municipal, responsável direta e indiretamente pelo desenvolvimento econômico da região. Nasceu na antiga Queluz e o empenho e trabalho de seus representantes a fez perdurar pelos longos anos que transformaram uma modesta cidade em polo regional, rebatizada em homenagem ao ilustre conselheiro do império, Lafayette Rodrigues Pereira.


A ACIAS é uma entidade de promoção ao empreendedorismo, sem fins lucrativos, e sua missão consiste em ampliar o desenvolvimento da economia regional. Empreendedores individuais e pessoas jurídicas
associadas integram o mapa empresarial do Alto Paraopeba permitindo a representação dos empresários por meio de uma classe organizada.


Empresários de micro, pequenas e médias empresas encontram na organização da ACIAS uma estrutura focada em fomentar o avanço da livre iniciativa e do livre comércio. Com parcerias consolidadas às entidades empreendedoras como Adecol, CDL, SindComércio, SEBRAE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras, é possível realizar mensalmente cursos de capacitação técnica para o empreendedor local desenvolver habilidades importantes na gestão de seus negócios. Os associados da ACIAS contam com benefícios diferenciados das empresas parceiras nos diversos segmentos como educação, saúde, jurídico, certificação, marketing etc.


O atual presidente, Ronaldo Lana, é advogado, empresário e está à frente da entidade desde o início de 2017. Ele acredita que a associação tem muito para contribuir com o micro e pequeno empresário de Conselheiro Lafaiete que deseja desenvolver e manter a sustentabilidade de seu negócio. “Trabalhamos focados para ajudar o empresário a estruturar a gestão da sua empresa de forma mais profissional possível. Temos que tentar manter nossas empresas com saúde financeira positiva, desta forma, podemos gerar emprego e renda para a nossa população”, destacou.


Este ano a ACIAS e demais parceiros promoverão o 39º Festival do Cavalo Campolina, que acontecerá em outubro.
Com uma proposta inovadora, a edição nacional de 2019 promete ser o maior evento da raça. A estrutura será montada visando o conforto dos animais, apresentadores, criadores e participantes.

O entretenimento também terá lugar de destaque com shows durante todos os dias, encontro de carros antigos, transmissão ao vivo, área kids, praça de alimentação diversificada, stands de empresas com lojas e utensílios do segmento. O evento promete trazer a maior estrutura já montada em eventos da raça Campolina, Piquira e Pônei.

Texto: Rodrigo Bertolino Fotos: Acias