Turismo & Lazer

Descubra os becos de Tiradentes e seus maiores mistérios

Não importa se é a sua primeira ou décima vez em Tiradentes, uma coisa é certa: o tour Becos de Tiradentes vai surpreendê-lo!

Este é um passeio cultural de boas-vindas que foi elaborado em 2013 pelo condutor Fabrício Rodrigues com o intuito de apresentar a cidade de uma forma inusitada e envolvente, através de uma agradável caminhada pelos becos e bosques da cidade.

No século XVIII, os becos interligavam os principais pontos da vila e eram denominados eixos da servidão. Desta forma, eles serviam como atalhos para os escravos evitarem o trânsito nos eixos do poder, ou seja, nas ruas principais de Tiradentes, explica Fabrício. Durante a caminhada, o contexto histórico de Minas Gerais e do Ciclo do Ouro são abordados de forma muito clara e objetiva, bem fácil de entender. Pode parecer impossível, mas 300 anos de história são muito bem explicados em pouco mais de duas horas de passeio.

Além de tudo isso, são fornecidas muitas “dicas de ouro” sobre os museus, igrejas, cidade e região, que farão o turista aproveitar ao máximo a viagem. De quebra, o guia ainda esclarece inúmeras expressões populares que surgiram no século XVIII e que são usadas até hoje, como: “sem eira nem beira”, “feito nas coxas”, “lavar a égua”, entre outras.

Porém, a grande dica é fazer este passeio assim que chegar em Tiradentes, pois, além das dicas preciosas, após o trajeto, o turista caminhará por Tiradentes com um outro olhar e atentará para detalhes que guardam muita história e que, certamente, passariam desapercebidos.

www.becosdetiradentes.com.br Instagram : @becosdetiradentes Tel: (32)9.8810-6629

Texto: Fabrício Willians Fotos: Rugido Criativo