Cultura

Cultura & Cidadania tem atividades programadas para Barroso e região em abril

Em abril, o projeto Cultura & Cidadania Circula terá uma semana de muitas atividades em Barroso, Prados e São João del Rei. A programação inicia com a Oficina de Confecção de Máscaras – oficina prática de criação e confecção de máscaras cênicas, decorativas e carnavalescas. Tem como objetivo instrumentalizar em métodos de desenho, criação, modelagem, confecção, acabamento e pintura de máscaras, sobre técnicas de Cartapesta. Os ministrantes serão Leo Ortiz e Luciana Antunes, da Cia Valentina de Teatro. A oficina é gratuita e destinada a artistas, estudantes, arte-educadores, agentes culturais e interessados em geral. Das 16 vagas, pelo menos 50% serão destinadas a estudantes e professores de instituições públicas de ensino. Em função da limitação das vagas, haverá seleção caso o número de interessados ultrapasse o número de vagas.

Retomando as ações da Escola no Cinema, a cidade de Barroso receberá duas sessões nos dias 01 e 02 de abril, no Teatro Municipal Professora Iracema Rocha e Prados receberá as ações pela primeira vez, dias 03, 04 e 05 no Teatro Municipal Prefeito José Café.

Confira todas as informações:

Oficina de Confecção de Máscaras

Instrutores: Leo Ortiz e Luciana Antunes | Cia Valentina de Teatro

Público alvo: Artistas, estudantes, arte-educadores, agentes culturais e interessados, em geral.

Inscrições: Gratuitas, realizadas de 20 a 27 de março de 2019. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail culturaecidadaniabso@gmail.com . Haverá seleção.

Divulgação dos selecionados: Dia 29 de março nas redes sociais do projeto (blog, facebook, instagram).

Aulas: 01 a 05 de abril de 2019 (segunda a sexta-feira), das 9:00 às 12:00

Local de realização: CRAS Matosinhos (Rua Amaral Gurgel, 62 – Matosinhos, São João del-Rei/MG)

Material do aluno: Avental ou roupa que possa sujar; 01 maço de jornal; material para anotações; desenho e/ou foto de referência da máscara que deseja trabalhar.

Companhia Valentina de Teatro

A Companhia Valentina de Teatro nasceu em 2010, a partir da sociedade entre Leo Ortiz e Luciana Antunes. A Companhia tem, em sua pesquisa e trajetória, diversos estudos e práticas sobre métodos de atuação cênica e teatro de animação. Experimentou trabalhos com outros profissionais da área, por meio de projetos e parcerias, e mantém um repertório de espetáculos profissionais, em que se destacam “Camarim”, “Lepatoputz”, “Giles – o Barba Azul” e “Pequenas Grandes Memórias”. Em 2015, a Companhia fez seu primeiro trabalho internacional em Santiago, Chile, onde participou do Laboratório Plan B, dirigido pela russa Natacha Belova e pela chilena TitaIacobelli.

Sobre os Fundadores

Leo Ortiz é ator e diretor teatral, tendo sua formação pelo Curso de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG e Arte Educador Licenciado pelo Curso de Graduação em Teatro da UFMG.

Luciana Antunes é atriz e produtora teatral, formada pelo Centro de Cursos Teatrais de Araxá, tendo em seu currículo diversas produções e realizações de espetáculos e festivais de teatro nacionais e internacionais.

Escola no Cinema

Barroso

Teatro Municipal Professora Iracema Rocha (Rua Joaquim Meireles, 20 – Centro)

01/04/2019 – E. M. Artur Napoleão – 14:30

02/04/2019 – E. M. Beija Flor – 15:00

Prados

Teatro Municipal Prefeito José Café (Rua Gabriel Passos, 99 – Centro)

03/04/2019 – E. M. Prof. Antônio Américo e E. M. Maestro Adhemar Campos Filho – 9:00

04/04/2019 – E. M. Maestro Adhemar Campos Filho – 14:30

05/04/2019 – E. M. Prof. Antônio Américo e APAE – 14:30

Sessões abertas a toda a comunidade. Entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços.

Cultura & Cidadania Circula

O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Marluvas Calçados Profissionais, Produtos Alimentícios Croques e Supermercado Esquinão, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceria Cultural do Sesc em Minas e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São João del-Rei. Produção de Lais Vitral.

Fonte: barrosoemdia.com.br
Foto:  Angélica Pertile