Cultura

Conservatório de Música de São João del Rei abre inscrições

Há 66 anos em São João del-Rei, o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier foi o 1º Conservatório fundado em Minas Gerais, tornando-se uma referência na formação musical e incentivo à cultura no Campo das Vertentes. A partir de segunda-feira (6), os apaixonados pela música têm a oportunidade de se inscrever na instituição, sempre às 15h, até o dia 10 de janeiro. As senhas para matrícula serão distribuídas por ordem de chegada, sendo permitida a retirada de apenas uma senha por pessoa e inscrição em apenas um curso. Conforme as vagas forem preenchidas, os cursos não serão oferecidos nos dias seguintes.

De acordo com o Diretor do Conservatório, Mauro André dos Santos, “serão disponibilizadas, aproximadamente, 322 vagas para crianças de 6 a 9 anos, e 568 vagas para candidatos a partir de 10 anos. Vale lembrar que não há limite de idade para se matricular, nosso aluno mais idoso tem 83 anos de idade, por exemplo”. Ao todo, serão oferecidos 21 cursos, sendo:  Acordeon, Bombardino, Bateria, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra, Oboé, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola de Orquestra, Viola Caipira, Violão, Violino, Violoncelo, Tuba e Trompa.

Após a retirada da senha, os candidatos precisam se atentar a data, horário e documentação necessária para efetivação da matrícula. Com início das aulas previsto para o dia 10 de fevereiro, o Diretor do Conservatório destaca que durante o ano letivo não há a possibilidade do aluno trocar de curso, mas, caso esteja matriculado e frequente em 2020, “pode solicitar trocar de curso ao renovar a sua matrícula para 2021, tendo vaga garantida em qualquer curso oferecido pelo Conservatório”.

INSCRIÇÕES

Na segunda-feira, 6, as senhas de matrículas serão distribuídas para as crianças de 6 a 9 anos; já na terça-feira,7, para os alunos matriculados em Escolas Estaduais a partir de 10 anos; na quarta-feira, 8, será a vez dos alunos matriculados em escolas municipais; no dia 9, quinta-feira, os interessados da rede particular podem buscar as senhas; por fim, o dia 10 de janeiro, sexta-feira, será dedicado aos demais interessados. Para cursar as aulas de Canto os candidatos precisam ter idade igual ou superior a 15 anos.

Para os novos estudantes, as aulas, geralmente, acontecem duas vezes por semana, uma dia para aula prática de instrumento ou canto, e outro para disciplinas coletivas, de caráter obrigatório. As inscrições devem ser realizadas, preferencialmente, pelo próprio candidato, pois é preciso efetuar uma fotografia digital. Os menores de idade deverão estar acompanhados de um dos responsáveis legais.

CONQUISTAS

Em 2019, o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier comemorou os 200 anos de nascimento do seu patrono, o são-joanense e compositor sacro Padre José Maria Xavier. Atualmente o Conservatório atende cerca de 1869 estudantes de São João del-Rei e mais 35 cidades da região, realizando trabalhos pedagógicos na formação de músicos para orquestras, bandas e demais grupos musicais, “além de produzir vários eventos, fruto do belo trabalho desenvolvido pelos 71 professores envolvidos”, salienta Mauro.

O Conservatório fica na Rua Padre José Maria Xavier, n° 164, Centro. Todas as informações estão disponíveis no site www.conservatoriosjdr.com.br  e pelo telefone (32) 3371-7672.

Informações Gazeta de São João del Rei