Turismo & Lazer

Conheça o Parque Estadual do Ibitipoca

Localizado na Serra do Ibitipocao Parque Estadual do Ibitipoca fica 3 km de Conceição do Ibitipoca uma charmosa vila, seu nome significa “serra que estala” – do tupi ibiti (serra) e poca (estala). Sua vegetação é composta por mata atlântica, matas ciliares ao longo de diversos cursos d’água, e, diga-se de passagem, paisagens de tirar o fôlego que rendem lindas fotos e experiências fantásticas de ecoturismo e aventura. Suas trilhas possuem cerca de  30 km, dividas nos três roteiros abaixo:

Roteiros:


Pico do Pião, Conceição do Ibitipoca – MG

Pico do Pião – o roteiro possui um total de 11km e leva as principais grutas do parque e ao famoso Pico do Pião. Por ser o segundo ponto mais alto das trilhas do parque com 1720 metros de altitude, suas subidas são mais fortes, mas possuem trilhas largas e chegar lá compensa todo o esforço, pois a vista é maravilhosa de 360º do parque. No topo do Pico estão as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, construída em 1932.

Roteiro das Águas – com o percurso menor de 5 km, leva o turista a vário lagos, cachoeiras, e também ao Rio do Salto e a Ponte de Pedra. É a opção mais curta que leva você as águas do Parque, perfeitas para se conectar a natureza.


Cachoeira Janela do Céu, Conceição do Ibitipoca – MG

Roteiro Janela do Céu – com um percurso total de 16 km, sendo o mais procurado pelos amantes da natureza e o maior do parque, possui Grutas, Pico do Cruzeiro e próximo a ele o Pico do Ibitipoca ou da Lombada, o ponto mais alto do Parque com 1784 metros de altitude. Além destes atrativos, a Janela do Céu é o objetivo maior de todos que fazem este percurso, além de outras cachoeiras. A Janela do Céu possui uma cascata que se abre para o horizonte, antes de uma queda de aproximadamente 30 metros.

No interior do parque são proibidas as práticas de esportes radicais, sendo permitidas apenas atividades como trekking, nado nos lagos e cachoeiras e o campismo.

Onde se hospedar em Ibitipoca

Além de hotéis e várias pousadas na Vila, existem também muitas casas para locação, para reservar sua hospedagem acesse: https://www.ibitipoca.tur.br/hospedagem/ ou também confira as dicas no site https://viajeibonito.com.br/pousadas-em-ibitipoca/.

Onde comer

A Vila oferece várias opções de bares, restaurantes e também bistrôs, confira os links abaixo para conhecer estas opções:

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g2572506-Conceicao_da_Ibitipoca_Lima_Duarte_State_of_Minas_Gerais.html

Serviços encontrados na Vila de Conceição do Ibitipoca

Na vila possuem Mercearias, padarias, lojas de artesanato, oficina, lojas de camisas, souvenirs, sorveteria, oficina mecânica entre outros serviços.

Quando ir ao Parque Estadual do Ibitipoca:

O melhor período para visitar o parque é entre abril e setembro, por não haverem chuvas significativas o que facilita a visita aos atrativos, sendo também mais seguro. Durante o período de chuvas há grande incidência de raios, além de alguns atrativos serem fechados, fica mais difícil a realização dos trajetos de caminhada.

Eventos em Ibitipoca:

O calendário de eventos é bem diversificado, e movimenta a Vila durante o ano todo, destacam-se os eventos  Ibitipoca Jazz Festival no mês de julho, o grande evento esportivo Ibitipoca Off Road em agosto, e o Ibitipoca Blues também no mês de agosto.

Não faltam opções com muita música ao vivo e aventura.

Para conferir o calendário completo de eventos, acesse https://www.ibitipoca.tur.br/eventos/.

Esteja atento as regras do Parque:

  • Não é permitida entrada de animais de estimação;
  • Possui limite diário de 1000 visitantes;
  • Não é permitida prática de esportes radicais no interior do parque;
  • Vagas de estacionamento limitadas.

Chegue bem cedinho para aproveitar ao máximo os atrativos do parque!

Para acessar mais detalhes de hospedagem, roteiros, custos, camping entre outras informações acesse o https://www.ibitipoca.tur.br/.

Já conhece este Parque incrível? Conte para nós como foi a sua experiência lá!

Fonte: https://www.ibitipoca.tur.br/