Saúde

Comportamento alimentar X Dieta. Por que eu não consigo perder peso?

O comportamento humano é o resultado da interação entre o organismo e o ambiente. Todas as nossas ações serão determinadas de acordo com o ambiente em que estamos inseridos. Ele é quem determina grande parte do que somos e fazemos durante toda a nossa vida. Portanto, antes de qualquer mudança que desejarmos fazer, é importante observarmos o que temos a nossa volta, se isso colaboraria ou não para o processo de mudança. Já considerava o psicólogo americano Skinner (1904-1990).

Todos os dias, me deparo no consultório com situações de pacientes que não conseguem emagrecer. Que já fizeram a dieta Dukan, a Low carb, Jejum intermitente, Do tipo sanguíneo, Dieta metabólica, entre outras. Sem conseguir manter o peso perdido. Tudo porque, até agora, só fizeram apenas a dieta prescrita e não olharam para si próprios, não pararam para observar o seu próprio comportamento. Fator importantíssimo e determinante para a constância dos bons resultados na balança.

A mudança de comportamento está diretamente ligada ao sucesso da dieta. Uma vez que mudamos o nosso ambiente, somos capazes de mudar o nosso comportamento. E que esse processo de mudança não ocorre “da noite para o dia”, é um processo gradual e que exige o máximo comprometimento da nossa parte. Não trazer refrigerantes para casa e aumentar a compra de frutas são passos simples, e podem parecer insignificantes aos nossos olhos, mas são parte do processo de mudança permanente.

A dieta serve como um pontapé inicial, um norte para a caminhada da mudança, mas, sozinha, ela é só mais uma tentativa falha. A dieta tem que vir junto com o principal motivo da mudança de comportamento. Como apenas uma ferramenta importante, mas não a única. É importante estabelecer metas, e valorizar cada pequeno progresso durante essa caminhada. Só assim, podemos mudar de fato!

Procure sempre um bom profissional nutricionista, que além da dieta, ofereça segurança e confiabilidade, e que não olhe apenas para a quantidade de peso a ser perdida, mas sim, para o melhor que você pode ser…
be1fc83b-d47a-4e76-aee3-2474d1908e52Ana Paula de Abreu Carvalho

  • Servidora pública municipal
  • Nutricionista na Medmaster Estética e Emagrecimento
  • Formada em Nutrição pelo IFSMG
  • Pós graduanda em Nutrição funcional e nutrigenômica ESTÁCIO-MG
  • Concluindo a especialização em modulação intestinal (Doutor Murilo Pereira -Lafayete)