Sociedade

Coca-Cola FEMSA Brasil se destaca no desenvolvimento de ações socioambientais em Minas Gerais

Com o objetivo de cumprir sua missão de gerar valor econômico, ambiental e social, a Coca-Cola FEMSA Brasil desenvolve uma série de iniciativas nas regiões em que atua. Em Minas Gerais, onde mantém uma fábrica na cidade de Itabirito, promove ações sociais e com foco em sustentabilidade, reforçando o compromisso baseado em três grandes pilares: Nossa Gente, Nossa Comunidade e Nosso Planeta, com a visão de transformar positivamente as comunidades.

Há seis anos, a empresa realiza a Praça da Cidadania, um evento social e itinerante que tem como objetivo promover melhorias na comunidade, a partir de informações sobre consumo responsável, cuidados com o meio ambiente e vida saudável. Outra iniciativa de promoção social promovida em Minas é o Coletivo Jovem, em que jovens de 16 a 25 anos recebem, de forma gratuita, capacitação e desenvolvimento profissional. Ao final do curso, eles podem ser encaminhados para participação em processos seletivos de empresas parceiras do programa, além das fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil.

A engarrafadora também mantém o edital “Ideias para um Mundo Melhor”, voltado a organizações sem fins lucrativos, que podem inscrever projetos ligados aos pilares de Meio Ambiente, Estilo de Vida Saudável e Desenvolvimento Comunitário. Outra iniciativa apoiada pela Coca-Cola FEMSA Brasil é a Coalizão Cidades pela Água, liderada pela The Nature Conservancy (TNC). O objetivo é ampliar a disponibilidade de água com iniciativas que incluem a restauração de florestas e solos em áreas de mananciais, o apoio a políticas públicas para a recuperação florestal e o engajamento do produtor rural na preservação das fontes de água.

Na área da reciclagem, a Coca-Cola FEMSA Brasil promove o Reciclar pelo Brasil, programa que apoia associações de catadores e se compromete a reduzir o número de embalagens dispostas em aterros sanitários. Nesse sentido, a empresa também vem ampliando a linha de embalagens PET retornáveis no mercado mineiro.

A Coca-Cola FEMSA Brasil promove também o “Minha Galera Faz Eco”, programa que busca estimular a educação ambiental com ferramentas destinadas a tornar os jovens mais ativos na missão de mudar o quadro ambiental atual. Há também o programa de visitas “Portas Abertas”, estruturado para promover, de forma contínua, o envolvimento com a comunidade local, a interação com os moradores na área de influência da planta e garantir a transparência das operações.

A própria fábrica em Itabirito tem, em sua essência, compromisso com a sustentabilidade. Destaque para as tecnologias de eficiência energética (cogeração, energia solar, iluminação natural dentro do prédio da produção), tratamento de água e efluentes (utilização de água de chuva e água de reuso) e reciclagem de resíduos.

Texto: Taiane Rocha
www.interfacecomunicacao.com.br