Turismo & Lazer

Caminhos de Brumadinho

Natureza, cultura e história bem perto da capital

Uma cidade cercada por belas paisagens, uma natureza exuberante e muita história: assim é Brumadinho, município que fica a cerca de 60 km da capital mineira. Muita gente pensa que o destino, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), foi destruído no dia 25 de janeiro de 2019. Contudo, a área afetada pelo rompimento da barragem representa apenas 5% do território de Brumadinho, que, aliás, é quase duas vezes maior que BH.

A lama não afetou o restante da cidade, preservando intactos os hotéis, pousadas, hostels, restaurantes e outros espaços reconhecidos mundialmente, como o Instituto Inhotim. Nesse sentido, para engajar a sociedade e promover novas visitas, a Associação de Turismo de Brumadinho (ATBR) criou a campanha Abrace Brumadinho. O objetivo é desmistificar a ideia de que a região é inacessível ou insegura, além de estimular a economia local. Segundo

Leonardo Esteves, presidente da ATBR, é preciso mostrar que Brumadinho está de braços abertos para receber os viajantes. “Queremos reforçar, com esta iniciativa, que a região está de pé e esperando ansiosamente para receber a todos”, afirma.

O que fazer?

Inhotim: Um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil é o Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico. Com 140 hectares, o Instituto Inhotim expõe de forma permanente obras de renomados artistas nacionais e estrangeiros.

Parapente

Arvorismo + Tirolesa: Na pousada Verde Folhas, é possível fazer diversas atividades radicais mesmo não ficando hospedado lá. Tem diversão, adrenalina e superação para todos os gostos. Para o arvorismo — trilha com obstáculos através da copa das árvores —, existem três opções de percursos que dependem da altura do participante e do nível de dificuldade escolhido.

Pista de parapente: A região conhecida como “Topo do Mundo”, na Serra da Moeda, a 1500 metros de altitude, é ideal para a prática de parapente. Com umas das mais tradicionais escolas de parapente do Brasil, o voo é realizado na companhia de um instrutor devidamente licenciado e autorizado.

Parque Estadual da Serra do Rola Moça: Terceiro maior parque em área urbana do país, a Serra do Rola Moça é uma importante área verde de Minas Gerais. A entrada do parque é gratuita e é possível fazer trilhas, circuito ciclístico e observação da natureza. Com diversas trilhas, a mais conhecida é a do Mirante do Morro dos Veados, de onde se tem uma vista panorâmica da região.

Onde comer?

Almoço Rancho do Peixe

Casa de Abrahão: o restaurante de comida árabe oferece uma experiência gastronômica sírio-libanesa e fica no meio da mata, no povoado de Palhano.

Rancho do Peixe: com um estilo rústico, integrado à natureza, o restaurante apresenta um cardápio variado de peixes e pratos de comida mineira.

Brumagrill: localizado dentro da Pousada Dona Carmita, o restaurante com estilo rústico e familiar oferece uma culinária mineira tradicional, com fogão a lenha.

Horizontes: com pratos internacionais, mas com um toque mineiro, o restaurante fica no alto da Serra da Moeda e tem uma das vistas mais bonitas de Brumadinho.

Onde ficar?

Estalagem do Mirante: estalagemdomirante.com.br

Pousada e restaurante Casa de Abrahão: pousadacasadeabrahao.com.br

Verde Folhas: verdefolhas.com.br

Hotel Ville de Montagne: villehotelmg.com

Nossa Fazendinha: nossafazendinha.com.br

Pousada e Restaurante Dona Carmita: pousadadonacarmita.com.br

Texto: Nathália Cunha / Joanna Saldanha / Leticia Schustoff Fotos: Alexandre Rezende