Saúde

Beleza com responsabilidade

“Existem pacientes que chegam com uma expectativa pequena, outros com expectativa intermediária, outros com expectativas muito grandes.”

Com 33 anos de experiência e referência nacional em cirurgias plásticas, o Dr. Sérgio Leite adverte sobre toda a responsabilidade e profissionalismo que devem estar envolvidos neste processo, seja ele estético ou de reconstrução.

Entre todas as especialidades da medicina, a mais ampla é a área da cirurgia plástica. Um médico cirurgião deve conhecer profundamente todas as partes do corpo humano para realizar procedimentos cirúrgicos com segurança e bem-estar a seus pacientes. O Dr. Sérgio Leite é uma grande referência no país nesta área e esclarece questões comuns às pessoas que desejam ou necessitam recorrer a uma cirurgia plástica. A clínica onde atua, a Mater Plástica, fica em São João del-Rei e já tem 20 anos de existência, realizando os mais variados tipos de procedimentos.

Histórias como a do famoso Dr. Bumbum, que atendia pessoas e realizava processos cirúrgicos em seu apartamento no Rio de Janeiro, provam a necessidade de ampliar o conhecimento popular neste campo. “Acontece que as pessoas estão, muitas vezes, atropelando o tempo das coisas e se defrontando com uma situação que é uma nova classe de falsos profissionais, profissionais malformados, profissionais que muitas vezes nem são cirurgiões plásticos e que estão oferecendo serviços sob condições extremamente atrativas”, esclarece Sérgio, “e essa junção do atropelo, do desejo desesperado por ter alguma coisa, junto a um profissional malicioso, de má índole, para mim, é a receita da desgraça”.

Segundo o Dr. Sérgio Leite, antes de procurar um profissional específico na área de cirurgia plástica, é importante fazer
uma pesquisa aprofundada sobre os profissionais que estão qualificados a exercer um procedimento como esse. Uma das formas de encontrar um profissional de confiança é acessar, por exemplo, o site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Lá é possível encontrar todos os médicos reconhecidos e especializados na área e pode ser um ótimo ponto de partida para descobrir o melhor profissional para o caso de cada pessoa.

Outra dica é procurar também médicos de confiança — mesmo que especializados em outras áreas da medicina —, que possam indicar bons profissionais. Seguindo essa linha, obviamente, “se você procura hospitais especializados, atendimento personalizado, profissionais qualificados e com boa formação, conclui-se que tais serviços hão de ser um pouco mais onerosos”, alerta Dr. Leite. “Medicina de qualidade, instrumentos confiáveis, medicamentos seguros, somente são conseguidos a um custo diferenciado, explica. No entanto, tratando-se da classe média, isso não torna inviável a possibilidade de realizar procedimentos estéticos ou reconstrutores com profissionais responsáveis, com boas qualificações e vasta experiência. Para o médico, “apesar de tudo, as coisas estão muito mais viáveis hoje em dia”.

Ele também atenta para um fato muito importante quando tratamos de cirurgia plástica: as expectativas. “Existem pacientes que chegam com uma expectativa pequena, outros com expectativa intermediária, outros com expectativas muito grandes. Para todos eles, nós temos que trazer a realidade e colocá-los com os pés no chão. Esse talvez seja o ponto mais importante da
consulta da cirurgia plástica, mostrar para o paciente q nem sempre a expectativa pode ser alcançada”, conta.

Não existe um procedimento que tenha 100% de melhora, segundo o especialista, e isso vai depender de diversos fatores, como a própria genética da pessoa e de onde e como será feita a cirurgia. “Eu, particularmente, nunca prometi 100% para ninguém e jamais vou prometer. Eu nunca consegui 100% para ninguém, tenho a humildade de reconhecer isso. Mas o que eu posso dizer é que eu tenho a felicidade de ver, na grande maioria dos meus pacientes, um nível de satisfação que os deixa felizes no pós-operatório”, conta.

Dr Sérgio Leite
Cirurgião plástico – CRMMG – 15.017
São João del-Rei
sergioleite.com.br
Tel: (32) 3379-1100

Texto: Ana Martins

Foto: Dr. Sérgio Leite