Esporte

Atividade física na infância contribui para o desenvolvimento intelectual
saude1

A infância e a adolescência são os melhores momentos para absorver a ideia de que as atividades físicas podem ser benéficas e prazerosas. Guardar esses conceitos nas memórias cerebral e muscular desde cedo certamente vai fazer diferença mais tarde.

Especialistas no assunto afirmam que crianças que praticam atividades físicas obtêm benefícios não só na saúde, mas também no desenvolvimento intelectual. O British Journal of Sports Medicine publicou um artigo (http://bjsm.bmj.com/content/early/2016/05/27/bjsports-2016-096325.full?sid=515beda0-5216-4e8d-92ff-9733252cae18) que é resultado de uma reunião entre especialistas do Reino Unido, Escandinávia e América do Norte. A publicação destaca a singular importância da prática de exercícios físicos com qualidade para crianças em idade escolar, em benefício não só da saúde, mas também do aperfeiçoamento cognitivo.

Segundo os especialistas, crianças mais ativas apresentam um melhor desenvolvimento em aspectos ligados à fase de crescimento:

– melhora da capacidade intelectual

– maior comprometimento

– maior motivação

– melhora da sensação de bem-estar

– melhor facilidade de inclusão social

– melhora da autoestima.

As habilidades estimuladas pelo esporte, tais como raciocinar, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudam no amadurecimento social e emocional da criança, bem como na aprendizagem em sala de aula. No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e oportunidades para a educação

De olho na Educação Física! A disciplina que muitas vezes é a última prioridade das escolas está se mostrando cada vez mais importante. É bom ficar ligado. Usar o contra turno para atividades físicas e lúdicas também é uma alternativa interessante para preencher de forma saudável as horas extras das crianças.

9f4aec3f-4ea3-42db-b135-a4702ccc9c22Professor Leonardo Santos

Licenciado e Bacharel em Educação Física UNIPAC (2008)

Especialista Em Atividade Física em Saúde e Reabilitação cardíaca UFJF (2010).

Coordenador da Academia Master Fitness – Barbacena MG

Personal Trainer CREF 019722/G-MG