Cultura

Abertas inscrições para oficinas do Inverno Cultural 2019 da UFSJ

As inscrições para oficinas do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) estão abertas. São 47 oficinas e 988 vagas distribuídas nas áreas de Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música e Mutirão Cultural, 55% delas promovidas por artistas locais.

O interessado pode consultar o guia de oficinas e fazer a inscrição, que é gratuita, no site do evento. Primeiro, deve se se cadastrar e depois escolher a oficina desejada. Os pais ou responsáveis devem fazer o cadastro com seus dados pessoais para depois incluir a ficha de inscrição do filho como dependente na oficina.

Para as oficinas do Mutirão Cultural, 50% das vagas serão para o público em geral, com inscrições pelo sistema. A outra metade será para moradores do Senhor dos Montes e entorno, que poderão fazer inscrições presenciais no Fortim dos Emboabas, de 15 a 19 de julho, entre 9h e 17h.

As inscrições de cada oficina estarão abertas enquanto houver vaga disponível – e o número é limitado. Uma vez esgotadas, os interessados poderão solicitar vagas de desistência no primeiro dia de cada oficina, indo diretamente ao local da atividade.

Confira a seguir a relação por área:

  • Arte-educação: Teatro de sombras para criança; Miniteatros; Mãos ao alto! O jogo vai começar!; Dança e improvisação: con-tato entre mundos; Cantos, contos e brincadeiras musicais; Meias perdidas? Brinquedos artesanais; Iniciação ao circo; Prática de meditação e kindfulness (bondade plena); História e documentário: construindo narrativas;
  • Artes cênicas: Da ideia ao papel – elaboração de projetos; Teatro documentário e urgências sociais; O som na cena contemporânea: introdução à criação; Fluxo aéreo; Bala perdida: processos criativos pesquisa dramatúrgica; Residência coreográfica “Cópia”; Espaço sentido; Quem tem medo de preto?;
  • Artes visuais: Xilogravuras: projeto “Identidades”; Poética da ilustração: presença do invisível; Graffiti e muralismo: o CURA – Circuito de arte urbana de Belo Horizonte; Quero ser Youtuber; Vivenciando a cultura popular: oratórios e relicários reciclados; Roteiro para séries; Oficina de tinta de terra; Fotografia urbana: processos criativos; Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – oficina de introdução à produção audiovisual; Mosaico cerâmico com a comunidade Senhor dos Montes; APAE aberta: oficina de cerâmica;
  • Literatura: Oficina de videopoemas; Ateliê de literatura dramática: dramaturgias; Ensaios de liberdade: literatura dramática para jovens; Poesia digital: criação de poemas com ferramentas digitais; Oficina escrita poética;
  • Música: Masterclass: Grupo Brasileirinhos (Choro);
  • Mutirão Cultural: Farmácias vivas, segurança e soberania alimentar – da etnobotânica ao cultivo e uso de plantas medicinais; Acarajé raiz; Bateria nota mil: o coração da escola; Oficina de RAP: ritmo e poesia da quebrada; Oralidades urbanas; Customização de lixo em arte; Cúpulas geodésicas em bambu; Oficina de camiseta autoral – faça você mesmo; Assumindo nossas raízes; Resgatando a marcenaria artesanal; No fio da meada; Oficina de biocosmética intuitiva; Por dentro da magrela: manual de primeiros-socorros para o ciclista em apuros. 

Sobre o Inverno Cultural

A 31ª edição em 2019 levanta questionamentos sobre o papel e lugar da arte como ponte para processos de compartilhamento de sensações, ideias e visões de mundo.

“Em um encontro de saberes, experiências e práticas, teria a arte condições de auxiliar na ruptura do isolamento entre os sujeitos? A interação entre os sujeitos e circulação de suas expressões, pelo viés da arte, teria o potencial de romper as zonas de invisibilidade dos e entre os sujeitos nas cidades, assim como estabelecer novos lugares de fala?”, destacou a instituição.

O Inverno Cultural é o maior programa de extensão da UFSJ. Durante o evento, são promovidas dezenas de shows e atividades artísticas e culturais em São João del Rei e em outras cidades de Minas Gerais.

Fonte: barrosoemdia.com.br