Educação

A DIFÍCIL ARTE DO DESPRENDER-SE
12

Quando falamos em desprendimento traduzimos exatamente a necessidade de deixar algo ir embora. Pode ser um emprego que não trouxe realizações, um relacionamento que deixou cicatrizes ou uma fase da vida que não foi produtiva. O fato é que não existem fórmulas para o tão sonhado desapego e na maioria das vezes essas experiências se tornam crenças limitantes nascidas da mistura de idealizações, conquistas e fracassos.

Ao ouvir as expressões como vire a página, recomece do zero, entre tantas outras, nos parece fácil abrir mão de sentimentos nem sempre construtivos. Porém, a dificuldade de desapegar-se inicia justamente quando nos deparamos com o impasse entre o desejo de conseguir algo e as frustrações passadas.

Tentar uma vez e falhar. Tentar duas, três, quatro vezes e falhar é normal. Acredite. Falhas são grandes lições de aprendizado que devem ser analisadas com cautela para o planejamento do futuro. Elas devem fazer parte do rol de opções para a formatação de novas estratégias.

Contudo, existem experiências que paralisam nossa capacidade de evoluir. Desprender-se é livrar-se dos paradigmas que estagnam nossas ações e obstruem o progresso. Perdoar-se pelos erros cometidos, entender o que causou os sentimentos de decepção e assumir sua imaturidade são os primeiros passos para a longa caminhada rumo ao topo.

Conquistar um bom emprego, embarcar em um novo relacionamento, ser aprovado em um concurso podem ser tarefas árduas para quem tem em seu histórico um know-how de fracassos. O desbloqueio das crenças limitantes faz com que o indivíduo veja os erros de outro ângulo e parta em busca do sucesso, trazendo à luz da consciência medos criados por ele mesmo.

Assim como os vencedores, tão acostumados a ganhar, criam raízes positivas que os levam cada vez mais adiante, o desprendimento livra o indivíduo fracassado das amarras criadas por suas desilusões, e o faz vislumbrar o alcance de suas metas. A arte do desprender-se deve ser cultivada diariamente, através de uma autoanálise, uma seleção do que é relevante pela peneira do tempo trazem melhores resultados. Livre-se do que o mantém preso no lugar que está agora, planeje-se e siga em frente. E se cair, lembre-se: a queda ensina tanto quanto a vitória. Não limite-se, erga a cabeça e mire no sucesso!

 

fernanda
Fernanda Loschi Bertolino

Consultora Empresarial e Enfermeira Auditora
Graduada em Ciências Contábeis – UNIUBE
MBA em Gestão de Pessoas – UFSJ
Especialização em Saúde do Trabalhador – UNINTER
PCC – Professional Coach Certification – Sociedade Latino Americana de Coaching
PDC – Professional DISC Certification – Sociedade Latino Americana de Coaching

vanessa
Vanessa Loschi Bertolino

Consultora Empresarial e Administradora de Empresas
Pós- graduada em Finanças – UFSJ
MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo – UFSJ
PCC – Professional Coach Certification – Sociedade Latino Americana de Coaching
PDC – Professional DISC Certification – Sociedade Latino Americana de Coaching

Mais informações: www.organnizeconsultoria.com.br