Turismo & Lazer

A Arte da pedra sabão em Catas Altas da Noruega

Distante 140km da capital mineira de Belo Horizonte, o município faz parte do Circuito Villas e Fazendas de Minas e  possui belas igrejas centenárias preservadas. Para realizar uma viagem pela história da cidade, vale a pena conhecer o Museu e Arquivo Histórico de Catas Altas da Noruega – Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro, o casarão centenário reserva ao turista muitas surpresas.

Dicas:

  • Festa Nossa Senhora das Graças

Em celebração a padroeira da cidade que caiu de um avião no momento de uma pane, quando este sobrevoava Catas Altas da Noruega em 29 de julho de 1949, hoje uma data importante no município. A imagem hoje está na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e devotos de toda parte vêem na busca de auxílio e proteção.

  • Caminhada de Santo Inácio com Costela

Vale a pena fazer a caminhada de “Santo Inácio com Costela” inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, o trajeto tem início na Matriz de São Gonçalo do Amarante  e vai até a comunidade rural de Santo Inácio.  Com percurso total de 10km, passando por atrativos como a Fazenda Matias, Capela de São Sebastião e fabricação artesanal de açúcar mascavo. No final um cardápio bem mineiro canjiquinha com costela espera pelo turista.

  • Arte em Pedra Sabão

A pedra sabão é um mineral utilizado em obras de arte e acabamentos da construção civil. O material também é um insumo essencial para a produção das panelas de pedra, objetos de decoração  e utensílios na cidade de Catas Altas da Noruega. Sendo um setor importante na economia do município, por lá não faltam artesãos talentosos que contribuem para o setor local, tornando a cidade um dos principais pólos em Minas Gerais da arte em pedra sabão.     

Alguns Atrativos Locais:

  • Capela Nossa Senhora dos Remédios – é uma construção do século XVIII, com semelhanças aos templos jesuíticos, sem torre acoplada que vale a pena conhecer.
  • Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro  – é o Museu e Arquivo Histórico da cidade, inaugurado em 1999, o casarão centenário possui os seguinte salões abertos a visitação: a Ala Sacra “Padre Luiz Gonzaga Pinheiro”, a Ala Histórica “Prof. Antonio Luiz Perdigão”, e Ala Memória Política do Município “Prefeito Geraldo da Paz Rezende”.
  • Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante – Com data do ano de 1727, a Matriz é rica em traços da arquitetura dos jesuítas. Na igreja também encontra-se uma imagem de Nossa Senhora das Graças.

Fonte: http://www.institutoestradareal.com.br/cidades/catas-altas-da-noruega/26

Museu e Arquivo Histórico de Catas Altas da Noruega
Fonte: https://www.cidadesdomeubrasil.com.br/mg/catas_altas_da_noruega/noticias
O Garimpeiro, estátua feita pelo artesão catasaltense Marco Antonio da Costa que hoje está no jardim do Espaço Minas Gerais.
Fonte: https://www.catasaltasdanoruega.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/artesanato/6489