Moda & Beleza

Qual o seu biotipo?
image

O post de hoje vai ajudar você a identificar seu tipo de corpo e escolher peças que mais combinam com ele. Se você não sabe porque aquele modelo de vestido que você ama, fica mais bonito na sua amiga do que em você, aqui está a resposta, cada pessoa tem um tipo físico e é preciso reconhece-lo para não fazer escolhas erradas.

Denominamos na consultoria de imagem os tipos físicos como: corpo ampulheta, corpo retangular, corpo triangulo invertido, corpo oval e corpo triangular. Analisar seu corpo e optar por peças chaves, ajuda a disfarçar assimetrias e ressaltar as qualidades do seu corpo. O conhecimento do seu físico pode ser a solução na hora das compras, pois na empolgação levamos peças que nunca conseguimos usar.

Vamos às dicas para você identificar o seu biótipo e começar a se sentir mais bonita usando roupas que vão te valorizar.

corpo

 

AMPULHETA

Suas características são:

1- ombros e quadris alinhados;

2- parte superior proporcional à inferior;

3- cintura fina, busto, coxa e glúteos proporcionais à altura da pessoa.

As mulheres que tem esse tipo físico não têm a necessidade de se preocupar com a simetria do corpo na hora da escolha da roupa. O físico sendo todo proporcional, não precisa acrescentar ou disfarçar volume em nenhuma de suas partes, só é necessário valorizar a forma natural que ele já tem.

Evitar: É o tipo de corpo mais fácil de vestir, mas é preciso tomar cuidado com roupas que criam efeitos visuais que aumentam o corpo como camisas, camisetas, vestidos de corte reto ou largo e estampas grandes.

TRIANGULO OU PÊRA :

Suas características são:

1- ombros mais estreitos do que o quadril;

2- cintura fina;

3- seios pequenos.

As mulheres que tem esse tipo físico precisam chamar atenção para a parte superior do corpo, aumentando assim seu volume e mantendo simétrico o corpo.

Usar: gravatinhas, babados, acessórios volumosos e estampas na parte superior do corpo. A calça flaire e o salto alto são ótimos aliados, eles ajudam a afinar as pernas e o quadril.

Evitar: estampas grandes, cintos e bolsos na parte inferior pois aumentam ainda mais o quadril.

Quem tem o biótipo Pêra: dê ênfase a parte superior para que seu corpo fique simétrico.

RETANGULAR:

Suas características são:

1- ombros e quadril alinhados;

2- cintura não definida;

3- braços e pernas finos em relação ao corpo;

4- poucas curvas.

As mulheres com esse biótipo precisam harmonizar a silhueta, o objetivo é criar cintura, chamando a atenção para o meio do corpo.

Usar: blazer, casaco e jaqueta acinturados, blusas peplum, vestidos com recortes, vestidos princesa, saias rodadas ou evâse, estampas com desenhos em círculo, calças com pregas ou pantalonas e a cintura sempre marcada para adicionar curvas.

Evitar: camisas, camisetas e vestidos de corte reto ou largo (exceto com a ajuda de cintos) e calças de cintura alta.

Quem tem o biótipo retangular: dê ênfase a cintura, para que seu corpo fique simétrico.

TRIANGULO INVERTIDO

Suas características são:

1- ombros são largos e o quadril estreito;

2- pernas são finas e os seios são grandes.

As mulheres que tem esse tipo físico devem equilibrar o volume entre os ombros e o quadril, chamando a atenção para o centro e parte inferior do corpo. A Regra principal é usar peças que criem volume na parte de baixo.

Usar: vestidos no estilo lady like, peças com cintura marcada, saia evasê, plissada ou rodada, shorts com apliques ou babados, calça pantalona, cores escuras na parte de cima, e estampas na parte debaixo.

Evitar: Peças com modelagem muito justas, calças de boca afunilada, blusas de frente única, blusas tomara-que-caia, tecidos e acessórios volumosos na altura do busto e ombros.

Quem tem o biótipo triangulo invertido: dê ênfase a parte inferior para que seu corpo fique simétrico.

OVAL:

Suas características são:

1- cintura maior que o quadril e os ombros;

2- busto com muito volume;

3- pernas bem desenhadas.

As mulheres com esse tipo físico precisam escolher peças que criem linhas verticais e que estreitam a silhueta.

Usar: peças que marquem a linha à baixo do busto, evidenciando o colo e criando um efeito de cintura marcada, saias evâse, saias com pequena fenda, produções monocromáticas, e salto alto como os scarpins ou peep-toe que alongam a silhueta.

Evitar: acessórios pesados, estampas grandes ou estampas de bolinhas, babados, roupa apertada ou roupa muito larga, peças que dão volume, bolsos e sandálias com tiras.

Quem tem o biótipo oval: deve subir a altura da cintura para que o corpo fique simétrico.

Para aplicar as dicas no seu dia a dia, o ideal é que você tenha em mente: deixar minha silhueta proporcional, cintura fina, quadril e ombros com a mesma largura.

Luciana Atala – Fashion Designer / Fashion Blogger

www.luatala.com.br